O cache pode ser um grande aliado das mais variadas técnicas de otimização de site, sendo responsável por armazenar trechos de códigos e recursos de mídia de forma pré processada, o que ajuda a tornar seu carregamento mais rápido.
Por outro lado, essa mesma técnica pode ser algo não muito bom para alguns sites em processo de desenvolvimento ou que tenham conteúdo extremamente dinâmico (que se atualize com muita frequência), como um e-commerce ou um WordPress muito dinâmico.
Sendo assim, pode ser necessário desativá-lo se você deseja que o site não armazene nenhum tipo de conteúdo em cache e sempre carregue exatamente da forma em que ele está no momento. Para fazer isso, confira o guia abaixo, havendo duas formas de fazermos isso.
Como desativar o cache via .htaccess
O arquivo .htaccess é responsável por definir diversos parâmetros (regras) de funcionamento do tráfego de um site e, dentre eles, temos o cache.
Portanto, desativá-lo através desse arquivo pode ser uma ótima forma de resolver qualquer insistência dele em seu site. Para fazer isso, precisamos:
1- Acessar o cPanel ou o FTP da conta de hospedagem;
2- Navegar pelos arquivos do site (nesse exemplo, usaremos o gerenciador de arquivos do cPanel para isso);
3- Agora, navegaremos até encontrar a pasta public_html, onde normalmente estão os arquivos do domínio principal da hospedagem;
4- Após a abrir a pasta, precisaremos habilitar a visualização de arquivos ocultos;
5- Agora, se você já tiver um arquivo .htaccess, ele aparecerá aqui. Caso não tenha, poderá criar um novo ao clicar no botão no canto superior esquerdo;
6- Localizado o arquivo .htaccess, podemos clicar com o bobão direito sobre ele e seguir escolhendo a opção “Edit”;
7- No editor de códigos que se abrirá, dê um enter ao fim do arquivo para descer uma linha e cole ali os seguintes parâmetros e, com tudo pronto, é hora de salvar o arquivo e a modificação estará pronta!
<IfModule LiteSpeed>
RewriteRule .* - [E=Cache-Control:no-cache]
</IfModule>
Desabilitar o cache via cPanel
Em seu cPanel, é possível controlar quais extensões do PHP estarão ativas ou desativadas, de forma extremamente intuitiva, conforme demonstramos neste outro artigo. Uma dessas extensões é o opcache, que ajuda a armazenar parte das requisições do site, tornando seu processamento mais rápido.
Portanto, é necessário desativá-la caso queira interromper essa funcionalidade em seu site, o que pode ser feito assim:
1- Acesse o seu cPanel de sua hospedagem;
2- Localize a opção Select PHP Version
3- Busque no menu Select PHP Version a extensão “opcache” e clique na caixinha dela para desabilitar.
Testando acesso após os ajustes
Assim que terminar de interromper o funcionamento do cache, seja por qualquer dos meios acima escolher, ainda será possível que você veja conteúdo que ele armazenou ao acessar o site.
Isso se dá porque em muitos casos ocorre armazenamento de cache por parte do navegador, dispositivo e até mesmo pela rede. Por isso, acesse o seu site adicionando um parâmetro a ele no final, dessa forma:
Adicionando a interrogação, você pode escrever qualquer coisa junto dela, o que deverá forçar o seu navegador a carregar a página sem presença de cache, embora esse não seja um método infalível.
Você está precisando de ajuda?
Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.