O Certificado SSL, ou o cadeado verde, como também é conhecido, é um aliado muito importante na melhoria de segurança dos sites, ajudando em diversos fatores que vão até mesmo além do quesito segurança.
Pensando em algumas das várias nuances que ele pode trazer como benefício, vamos mostrar um pouco porquê você deve ativar ele em seu site e quais benefícios você pode ter com isso!
Benefícios do Certificado SSL
A incorporação dos certificados traz diversas melhorias para seu site, que podem aumentar significativamente o tráfego que o seu site recebe, o que pode causar impactos positivos diretamente na sua receita. Dentre os principais pontos, temos:
Segurança
Sendo essa a proposta inicial para a qual ele foi criado para atender, a segurança é o seu principal fator, já que esse certificado atua diretamente na criptografia dos dados transitados entre o cliente (visitante) e o servidor (site).
Ele é o grande responsável pelo aumento da segurança do protocolo de comunicação HTTP, e que quando está ativo torna possível o uso do protocolo HTTPS (a versão mais segura do HTTP).
Em resumo, é como se ele fosse capaz de embaralhar os dados trocados entre site e visitante, impedindo que agentes mal intencionados consigam decifrar o que está sendo “conversado” entre essas duas partes.
Assim, ele garante que as informações só sejam visíveis em suas formas “desembaralhadas” na origem e no destino de cada requisição, criando uma camada de segurança que ajuda a proteger, por exemplo: cadastros, mensagens, pagamentos, e diversas outras formas de comunicação.
Confiabilidade
Como o SSL implementa uma forma adicional de segurança, uma das práticas de segurança de dados mais comuns é orientar usuários a não navegarem em sites que não tenham o https:// com o cadeado verde no URL do site.
Justamente por isso, sites que contam com o https:// são muito mais bem recebidos pelos visitantes, por eles saberem que estão em um lugar mais seguro que um site que não tenha essa certificação, e que os dados trafegados com o site não devem ser interceptados por um terceiro.
Melhoria de Tráfego
A confiabilidade não é um fator bem visto só pelos visitantes, mas também pelos motores de busca, como Google, Bing, Duck, etc. O uso do HTTPS já é adotado até mesmo como uma prática de SEO, já que os buscadores dão preferência em catalogar sites que contem com essa proteção.
Outro fator que vale destacar é a melhoria de pontuação em ferramentas de medição de velocidade, que também tendem a preferir sites mais seguros, e isso interage diretamente com o SEO, já que os buscadores tendem a preferir sites com melhores notas.
Com todo esse conjunto, o resultado é mais destaque dado pelos motores, o que faz com que o site possa acabar recebendo um volume de acessos maior, o que é sempre uma boa notícia!
Ok, mas como eu faço para ter um Certificado SSL?
Em todos os nossos planos de Hospedagem e Revenda, oferecemos gratuitamente os certificados para todos os domínios hospedados. Para ter direito a eles, basta que seu domínio esteja apontado devidamente para o servidor de sua hospedagem, e então o sistema de validação do cPanel cuidará da emissão.
Todo o processo de emissão é feito automaticamente pelo cPanel a cada 24 horas, mas esse processo também pode ser adiantado manualmente, como explicamos neste outro guia.
SSL da hospedagem vs Proxy/CDN
Um fator que interfere no Certificado emitido pela hospedagem é a utilização de ferramentas de Proxy ou CDN, como é o caso do CloudFlare. Quando as nuvens (laranja) de Proxy estão ativas, o CloudFlare se torna uma ponte que faz um intermédio entre o tráfego recebido e o servidor.
Uma das várias funções que ele pode desempenhar é a da proteção do site, também fornecendo o SSL de forma automática. Infelizmente, quando o Proxy está efetivamente em uso, a hospedagem não é capaz de completar a emissão do certificado, por isso é recomendado utilizar o SSL diretamente do CloudFlare se houver necessidade de manter ativa a nuvem laranja.
Cuidados importantes
O uso de SSL é algo sempre bem vindo, mas quando existem situações que são consideradas formas de “abuso” dos meios de emissão de certificados gratuitos, e quando isso acontece seu domínio pode não conseguir emiti-los de forma gratuita, sendo necessário comprar um certificado.
Uma dessas situações é a Queima do domínio: como é chamada a perda do direito de solicitar as emissões, pode acontecer por diversos motivos desde o excesso de tentativas de emissão a até mesmo a presença de vírus no site ou conteúdo fraudulento.