Entender e monitorar o consumo de recursos com o CloudLinux é algo extremamente importante para se fazer em sua hospedagem de sites, permitindo que você possa entender melhor a sua necessidade de hardware, além de identificar mais facilmente eventuais gargalos e necessidades de upgrade.
Nem sempre um upgrade será a principal saída, sendo necessário consultar seu programador para entender o que está causando um uso tão alto de recursos no seu site. Entendendo que a necessidade é um upgrade, você pode conferir nossos planos.
Se você quer acompanhar como está o consumo da sua hospedagem mas ainda não sabe como, te mostramos nos passos abaixo:
Dados resumidos
- Para começar, acesse o seu cPanel:
- Agora no painel, observe a barra lateral à sua direita, onde você poderá acompanhar um resumo com algumas estatísticas, inclusive as referentes às de hardware.
Nessa área, você poderá acompanhar os principais recursos, como: Uso de Disco, que se refere ao espaço usado/limite da sua hospedagem, CPU (processamento), memória RAM, quantidade de processos e outros mais. Para entender melhor sobre a nomenclatura de cada recurso, confira este artigo no nosso blog.
Consumo detalhado da hospedagem
- Caso queira mais detalhes sobre o consumo, como um histórico e um gráfico com informações mais específicas, você pode acessar em seu cPanel a área chamada Resource Usage (Uso de Recursos).
- Agora você deve clicar em Current usage, onde será possível verificar o uso atual da sua hospedagem:
- Além disso, abaixo dessas informações você poderá ver um gráfico mostrando o histórico de uso dos recursos do dia, você pode alterar para outra data, ou para mostrar o gráfico dos últimos 10min, caso deseje.
- Explico abaixo cada recurso por gráfico:
– CPU Usage
O CPU é o cérebro da sua hospedagem e é responsável pelas instruções do seu site, ler scripts, código PHP, consultar o banco de dados, realizar cálculos, etc. Por isso, caso existam muitos processos e solicitações no seu site, esse recurso pode exceder o limite contratado, e seu site acabar falhando.
– Physical Memory Usage
A memória RAM é a parte que armazena dados temporariamente para que essas informações sejam acessadas mais rapidamente. Por ser uma unidade de armazenamento temporário, se o seu site estiver tendo muitos acessos, tendo a necessidade de armazenar muitos dados temporários, esse uso pode chegar ao limite e também causa uma falha.
– Input/Output usage
Esse gráfico se refere a entrada e saída de dados. Se você estiver instalando um plugin no seu site, por exemplo, esse uso vai aumentar, pois estará gravando dados no seu disco e banco de dados. Dependendo se o número de processos atual do seu site e o uso da memória estão muito elevados, esse uso pode acabar apresentando falhas.
– Io operations
Esse gráfico tem como finalidade mostrar a quantidade de operações de leitura e escrita que estão sendo realizadas no seu disco. Se o seu site estiver com uma quantidade muito elevada de escrita e/ou leitura, pode ocorrer alguma falha.
– Entry Processes
Esse gráfico é referente ao número de processos que estão sendo executados simultaneamente para atender às requisições do seu site, por exemplo, cada acesso de um usuário no seu site deve gerar uma requisição, por isso, mais uma vez, se o seu site estiver com muitas requisições simultaneamente, pode acabar ocasionando uma indisponibilidade.
– Processes
Esse gráfico mostra o número total de processos que a sua conta pode realizar. Esses processos incluem os processos de entrada, processos em segundo plano e até os processos de sistema.
– Faults
Por último, o gráfico de falhas, aqui ficam registradas as falhas de cada gráfico citado acima, cada um com a sua cor. Nesse gráfico cada linha representa a falha de algum componente, se o gráfico mostrar “No faults”, significa que no período selecionado não houve falhas.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.