Domínio principal alterado, o que fazer a seguir

O procedimento de alteração do domínio principal da hospedagem gera alguns efeitos na hospedagem, tornando necessário que o usuário faça alguns ajustes para manter o correto funcionamento de todos os serviços. Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os principais itens que precisam ser ajustados.

Alterar DNS do novo domínio principal

Depois de ter o domínio principal ajustado, a primeira ação a tomar é realizar o apontamento do seu novo domínio para a sua hospedagem. Isso vai garantir esse novo domínio funcione corretamente a partir de sua hospedagem.

Isso é necessário para que o domínio “entenda” para qual servidor ele deve responder, ou seja, a partir de qual servidor ele vai mostrar seu conteúdo. Por isso, é fundamental fazer o apontamento correto o quanto antes.

Os novos dados de NameServers e IPs são informados via ticket assim que a alteração é feita em sua hospedagem, tornando ainda mais simples esse ajuste.

Corrigir URL do site nos sistemas

Se seu site usa algum sistema que precisa de uma definição específica de qual domínio está sendo usado, como o WordPress e OpenCart, será necessário que você também altere esse domínio dentro das configurações da plataforma.

Isso ajudará a garantir que seu site continuará funcionando perfeitamente após a troca do domínio principal e o apontamento dos NameServers, garantindo uma transição mais suave.

Ajustar conexões de bancos de dados

Não é incomum que alguns sistemas usem o próprio domínio como servidor do banco de dados. Caso esse seja seu caso, é importante fazer a correção para que seu banco de dados possa continuar sendo acessado sem problemas a partir do novo domínio, sendo agora usado como servidor.

Para a maioria dos casos, bancos de dados usam “localhost” como endereço do servidor, por isso é interessante consultar seu programador para conferir se esse ajuste é realmente necessário em seu caso.

Verificar os e-mails

Após a alteração, os seus endereços de e-mail terão o domínio atualizado, ou seja, se você tem e-mail [email protected] e alterou seu domínio para exemplo.net, seu e-mail passará a ser [email protected].

É importante que confira se os e-mails de seu antigo domínio seguem funcionando. Após a troca do domínio principal, o domínio antigo não continua presente na hospedagem, sendo necessário adicioná-lo novamente se for preciso manter ele.

Se o seu site também faz disparos via e-mail, como por exemplo em mensagens automatizadas ou mesmo por formulários de contato, considere acionar seu programador para atualizar os endereços e detalhes de conexão SMTP.

Ajustar recursos atrelados ao domínio

É muito comum que existam licenças e serviços que sejam atrelados ao seu domínio. Por isso, é necessário conferir as licenças em uso em seu site para fazer os ajustes para garantir que elas continuem funcionando.

Se você tem licenças Elementor ou RankMath oferecidas pela KangarooHost como cortesia, será necessário solicitar que as licenças sejam ativadas novamente, para que fiquem funcionais em seu novo domínio.

Além disso, existem outros recursos que também podem estar ligados diretamente ao domínio, como ferramentas de monitoramento, estatísticas, marketing, atendimento, etc. Por isso, é importante ajustar qualquer eventual item que vá ser usado no novo domínio, para não ter uma funcionalidade que se quebre com a mudança.

Você está precisando de ajuda?

Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?