A autoridade é um conceito não muito conhecido, mas que é aplicado diariamente quando apontamos um domínio para um determinado conjunto de servidores (NameServers) mesmo sem percebermos.
Por ser algo tão comum e discreto, entender melhor como esse conceito funciona é fundamental para garantir uma correta propagação dos seus domínios, sobretudo quando falamos de endereços terminados em .br, que são gerenciados pelo órgão RegistroBR.
O que é a autoridade sobre o domínio?
Esse conceito está relacionado à capacidade de um conjunto de servidores de nomes (os NameServers) poderem ou não receber os apontamentos daquele domínio, ou seja, se ele é realmente válido na rede desses NameServers.
Essa validação costuma ocorrer logo no ato do apontamento, e muitos registrantes extensões internacionais (como .net, .com, .org, etc) não fazem esse tipo de checagem, mas ela sempre ocorre ao fazer o apontamento de qualquer registro terminado em .br, por conta das regras da própria RegistroBR.
Por exemplo: se você tem um plano de hospedagem em um dos servidores da KangarooHost, esse servidor terá autoridade sobre todos os domínios que estiverem criados dentro de sua conta de hospedagem cPanel, o que significa que você poderá apontar qualquer um deles para os NameServers desse servidor.
O ponto acima tem um detalhe muito importante: é possível apontar todos os domínios criados dentro da conta cPanel, mas não é possível fazer o apontamento se ele ainda não tiver sido criado na hospedagem. Por isso, faça a adição antes de qualquer apontamento, como explicamos melhor aqui neste outro guia.
Como verificar?
Existem duas formas de fazer essa consulta, e ambas são muito simples e sem muitas etapas. A primeira, claro, ocorre diretamente ao tentar o apontamento para os NameServers, e o próprio RegistroBR fará o teste imediatamente. Caso não haja autoridade, será gerado um aviso.
A outra forma de testar é através de uma das várias ferramentas disponibilizadas também pelo RegistroBR, que é a VERIFICAÇÃO DE SERVIDOR DNS. Através dessa ferramenta pública de consulta, você pode facilmente informar o endereço e o NameServer que deseja conferir, e então a própria ferramenta irá informar se seria possível realizar aquele apontamento (quando há a mensagem como no exemplo abaixo:
Você está precisando de ajuda?
Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.