Timeout do Banco de Dados

O timeout do banco de dados, assim como em outros cenários, acontece quando uma tentativa de conexão demora mais tempo do que o tempo limite configurado para que aquela ação seja concluída. Por exemplo, imagine que o tempo limite das requisições está em 45s, caso alguma requisição leve mais tempo que isso para ser concluída, o erro será apresentado, e a próxima requisição se iniciará.

Existem algumas possíveis causas para esse erro, dentre elas, a mais comum pode ser a quantidade de requisições para o banco de dados, quando há um volume muito elevado, pode acabar gerando uma fila para essas requisições, causando um possível erro de timeout dependendo da quantidade de solicitações.

Outra causa é a falta de recursos dentro de sua hospedagem. Dependendo do seu plano contratado e do número de acessos ao seu site, pode ser que o CPU acabe sobrecarregado, e ele, sendo o principal responsável por ler e executar comandos dentro de sua hospedagem, pode acabar causando o erro de timeout.

Se você está enfrentando esse problema, é comum que pense que é apenas uma configuração boba, que não deveria existir, etc. Porém, ter uma configuração de tempo limite para o banco de dados é uma medida de extrema importância para o funcionamento do seu site.

Imagine um cenário onde há um restaurante, e um cliente vai fazer um pedido, mas está demorando para escolher o que quer e continua indeciso. Nesse tempo outros clientes estão esperando na fila para serem atendidos, e como saída, o atendente decide intervir e pede para o cliente que está demorando sair da fila, escolher o que deseja, e então voltar para fazer o pedido depois. Dessa forma, liberando o fluxo.

O restaurante seria equivalente a seu banco de dados, o cliente é a requisição que  pode estar travada, ou demorando mais que o normal, enquanto o atendente seria equivalente a configuração de tempo limite, dessa forma, fazendo com que o funcionamento do restaurante (banco de dados) não fique travado em uma única requisição, seja fluído e funcional.

  • Uma possível solução é instalar o plugin Litespeed Cache no seu site WordPress, e então configurar o Cache de objetos com o Redis. Te mostramos como nesse artigo.

    Essa opção é muito útil, pois com a configuração de cache de objetos, as requisições direcionadas ao banco de dados do seu site podem diminuir significativamente, dessa forma minimizando as requisições diretas ao banco de dados, e consequentemente, diminuindo a chance desse erro acontecer.

    Se você tem uma hospedagem aqui na Kangaroo Host, nós disponibilizamos a configuração do plugin Litespeed Cache já com o cache de objetos ativo com o Redis, e tudo isso como cortesia por você ter obtido o serviço de hospedagem conosco.

    Para solicitar os plugins cortesia, você só precisa abrir um ticket através da sua área de clientes para o nosso departamento de plugins, preencher as informações necessárias e selecionar quais plugins deseja que sejam instalados no seu site!
  • Outra possível solução é verificar o uso de recursos da sua hospedagem, e avaliar se algum recurso, como o CPU, memória ou processos estão chegando ao limite dentro de sua hospedagem, podendo causar esse (e/ou outros) erro(s). Para analisar o uso de recursos da sua hospedagem, procure por Resource usage dentro do seu cPanel, e depois clique em Current usage.
    Como identificar timeout banco de dados
    Caso algum gráfico esteja apresentando picos, consumo constantemente alto e/ou falhas, recomendamos fortemente que busque o seu programador para entender a causa desse alto consumo e/ou falhas dentro do seu site, e trabalhar em um jeito de otimizar o seu site, visando diminuir o alto consumo de recursos da sua hospedagem.

    Se você confirmar o alto consumo de recursos, e não conseguir otimizar o site, ou preferir seguir por outro caminho, nesse caso, você pode considerar um upgrade no seu plano de hospedagem. Um upgrade garante mais recursos disponíveis para a sua hospedagem, podendo ser uma solução momentânea para esse erro. Caso deseje seguir com essa opção, confira nossos planos.

Você está precisando de ajuda?

Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?