Seu site foi limitado nas últimas 24 horas (Erro 503)

A mensagem “Seu site foi limitado nas últimas 24 horas” é um clássico sinal de aviso do CloudLinux, que serve para nos dizer que algum dos recursos de processamento do site ultrapassou seus limites, causando uma limitação no processamento e podendo levar ao erro 503 ao acessar o site.

Onde ocorre a mensagem “Seu site foi limitado nas últimas 24 horas”

Essa mensagem é exibida apenas dentro do cPanel, através da guia Uso da recursos, ou Resource Manage caso seu cPanel esteja em inglês.

Uso de recursos Resource Usage cPanel

Nessa tela inicial, você logo poderá perceber se houve algum incidente recente no site, e entender quais dos limites de recursos foram extrapolados.

Seu site foi limitado nas últimas 24 horas

Como identificar o consumo alto de recursos

Para começar a entender a origem da mensagem, o primeiro ponto é verificar os gráficos de consumo de recursos disponíveis na guia Current Usage.

Com eles, será possível definir até mesmo os períodos de exibição do gráfico, podendo escolher por exemplo os últimos 10 minutos registro ou todo um dia disponível no calendário. Para escolher o período, utilize a opção Timeframe, localizada um pouco mais abaixo na página.

Então, caso seu site tenha sofrido alguma instabilidade de consumo, os gráficos mostrarão também o momento em que isso aconteceu, sendo possível ver o uso de recurso naquele período de tempo e o momento exato em que uma falha ocorreu por excesso de consumo de um determinado recurso.

Na imagem abaixo, podemos ver gráfico de consumo de um site nos últimos 10 minutos, e é possível observar um constante uso de Memória RAM rodando no limite por algum tempo. No gráfico acima, de CPU, há bem mais discretos dois únicos registros de falhas, que quase não são possíveis de notar.

Gráfico de consumo de hospedagem CloudLinux

É interessante notar que os momentos em que o gráfico de CPU apresenta o “Fault”, que é a falha indicada pelo azul clarinho, são bem próximos de quanto a memória RAM também chega em seu limite, o que mostra que ao estourar um recurso, a sua hospedagem tentará utilizar outra forma de processar aquele dado, até que não haja mais algum recurso disponível.

No gráfico abaixo, já é possível vermos especificamente as falhas, e fica ainda mais claro que as falhas de CPU (verde) ocorreram justamente quando também tivemos os picos de falhas de RAM (azul), indicando a correlação entre os recursos.

Gráfico de falhas da hospedagem CloudLinux

Como rastrear o problema

Uma outra função que pode ajudar a identificar mais facilmente a origem do alto consumo é a ferramenta Snapshot, presente na mesma tela do Uso de recursos. Ela tem como função registrar especificamente os detalhes daquilo que estava em execução no momento em que os consumos estavam elevados na hospedagem.

Snapshots CloudLinux

Nessa função, podemos tanto mapear os processos em execução em um momento específico, como até mesmo quais consultas estavam sendo feitas no banco de dados e quais requisições HTTP ocorreram. Tudo isso, claro, com os devidos indicativos e mostrando o consumo de cada um desses itens.

Dessa forma, há uma facilitação ainda melhor para fazer um mapeamento e entender quais funcionalidades no site estão gerando a carga de processamento elevada, permitindo entender mais a fundo de onde ela está se originando.

Possíveis causas

Infelizmente, causas para esse tipo de cenário não muitas, mas todas elas com um mesmo indicativo: o consumo de recursos do site está mais alto que deveria para este plano de hospedagem. As causas podem variar desde:

  • Plataforma do site com funcionalidades internas executando mais ações que o esperado;
  • Demanda média de recursos do site incompatível com o plano utilizado;
  • Site sem configurações de cache adequadas para amenizar a demanda de processamento;
  • Volume de acessos ao site muito elevado.

É importante destacar que se esse problema se iniciou subitamente, há um forte indicativo de que há algo errado no comportamento da aplicação/plataforma do site, e esse caso deve ser investigado para rastrear a origem exata do problema.

Portanto, para identificar e diagnosticar corretamente qual dos cenários acima o seu site se encontra, o ideal é sempre contar com o apoio de seu programador responsável, sendo ele a pessoa mais adequada para mensurar qual seria a real demanda do site e analisá-lo de forma minuciosa para entender quais pontos internos do site podem estar apresentando anormalidade.

Dicas de solução

Com o problema corretamente identificado, se torna ainda mais fácil realizar os ajustes para que ele seja corrigido e prevenido futuramente. Dentre as principais medidas para manter um bom funcionamento dos sistemas e uso mais estável de recursos, temos:

  • Atualizações regulares dos sistemas e funcionalidades;
  • Configurações de otimização de performance do sistema;
  • Implementação de cache para redução de consumo de processamento.

As recomendações acima são tópicos gerais aplicados a qualquer site, mas claro que cada site/sistema é único e tem suas próprias especificidades, podendo demandar ajustes mais exclusivos que não seriam necessários em outros sites.

Por isso, reforçamos ainda mais a importância de um programador no processo de verificação, para uma análise precisa e profunda dos ajustes específicos que o site precisa para ter o melhor aproveitamento possível.

Você está precisando de ajuda?
Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?