Nomes de contas de e-mail – Recomendação

Contas de e-mail

Olá, Kangaroozinho, como vai? Esse artigo tem como principal intuito alertar sobre a criação de contas de e-mail dentro da sua hospedagem, mais precisamente com relação ao nome escolhido para essa(s) conta(s).

É muito comum criar contas com nomes como “contato”, “agencia”, “contabilidade”, “servicos”, “suporte”, entre outros. A escolha do nome de cada conta tem como objetivo ser algo claro para aquelas pessoas que entrarem em contato com as respectivas contas, pois o nome da conta já indicará o tipo de contato que a pessoa deseja realizar.

Porém, você também pode observar que existem os e-mails de respostas automáticas, onde geralmente utilizam nomes como “noreply”, “no-reply”, “naoresponda”, entre outros. E é sobre esses tipos de e-mails que precisamos falar.

Nossos servidores possuem vários sistemas de segurança para a sua hospedagem, incluindo sistemas de segurança relacionados a e-mails, como a nossa ferramenta de Anti-Spam, que previne ataques, recebimento sem controle, e-mails com anexos suspeitos, entre outras coisas.

Porém, essa ferramenta pode incluir regras que impedem que contas com nomes como “noreply”, “no-reply”, “naoresponda”, “nao-responda” ou alguma variável desse tipo, possam receber e-mails, e isso pode ser um problema caso você deseje criar um e-mail com um nome como esses.

Essa regra existe, pois por padrão, contas com esses tipos de nomes são reconhecidas como contas “inexistentes”, pois não é comum que elas sejam criadas, e quando criadas, não é comum que elas recebam e-mails, visto que a função delas é justamente passar alguma informação, mas não receber uma resposta, ou não manter um padrão de envio/recebimento.

Se você deseja criar uma conta com um nome relacionado aos citados acima ou algum similar, e precisa receber algum e-mail nessa(s) conta(s), você pode solicitar através de um ticket que desativemos essa verificação para essa conta em específico, dessa forma sanando qualquer limitação de recebimento por esse motivo.

Se você deseja configurar uma resposta automática para o seu negócio, como por exemplo, quando alguém enviar um e-mail para a sua conta “contato”, seja enviado um e-mail automático confirmando o recebimento do e-mail da pessoa, você pode fazer isso configurando respostas automáticas no cPanel.

Ao configurar respostas automáticas, você pode utilizar como nome para a mensagem automática algo como “naoresponda” sem problemas, apenas se atente ao intervalo dessas mensagens, e também a quantidade de e-mails recebidos, pois sua hospedagem possui limites de envios por hora. Caso o limite não seja respeitado, suas contas podem acabar suspensas.

De qualquer forma, essa solução acima evita a necessidade da criação de uma conta chamada “naoresponda”, mas as pessoas ainda poderão ver que o e-mail foi enviado da conta “contato”, o que pode não ser o ideal, mas deve ajudar em muitos cenários.

O ideal seria contratar planos de serviços de envio de e-mails externos, como o SendGrid, Mailgun, entre outros. Esses serviços são focados no seguimento de envios de e-mail, e te dão a possibilidade de configurar respostas automáticas sem a necessidade de criar uma nova conta. Além disso, eles também possuem planos com números muito maiores de envios por hora/dia, o que pode corresponder a sua necessidade.

Você está precisando de ajuda?

Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?