Se você, ao tentar realizar a instalação de um novo WordPress acabou se deparando com a mensagem “Atingiu o número máximo de banco de dados”, ou algo similar, neste artigo vamos te explicar o porquê isso acontece, e algumas opções que você tem para solucionar este erro, vem com a gente!
O que causa este erro
Primeiro, é preciso explicar o porque este erro acontece, e a resposta é que esse erro nada mais é do que um indicativo de que a quantidade limite de banco de dados do seu plano de hospedagem foi alcançada, o que significa que não é possível criar um novo banco de dados nesta hospedagem.
No momento da contratação do seu plano, é indicado a quantidade de sites que você pode utilizar dentro da sua hospedagem, existem planos para apenas 1 site, para 2, 5 sites, etc, e geralmente a quantidade de banco de dados disponíveis é a mesma da quantidade de sites que você pode ter dentro da sua hospedagem.
Por conta disso, é importante se atentar a essas informações no momento da contratação do seu plano, pois, caso você contrate um plano para apenas 1 site, os limites do seu plano contratado não permitirão adicionar um novo site, sendo necessário avaliar algumas opções para poder seguir com essa adição, logo logo iremos falar sobre essas opções.
É importante citar que você pode visualizar esse erro tanto a partir da opção Manage My Databases, como também durante a instalação do WordPress através do Softaculous ou WP Toolkit, além de também ser possível visualizar este erro se você tentar criar um banco de dados através do phpMyAdmin.
Como verificar o(s) seu(s) banco(s) de dados
Se você não tiver feito a instalação do WordPress, mas mesmo assim apresentar este erro quando você tentar, é importante verificar algumas coisas, como por exemplo se o seu domínio já não possui uma instalação de WordPress pronta, o que consequentemente pode já ter havido a criação do Banco de Dados previamente.
Neste caso, existem algumas formas de verificar, vou citá-las abaixo:
- Acesse o seu domínio:
Se você tentar acessar o seu domínio e o site carregar com o seu conteúdo, ou com a página padrão do WordPress (My Blog), isso significa que o seu WordPress já está instalado, e consequentemente já existe um banco de dados dentro da sua hospedagem. - Manage My Databases
Dentro do painel de controle da sua hospedagem (cPanel), desça até a seção Bancos de dados e procure pela opção Manage My Databases
Nessa opção, você poderá verificar se já existem bancos de dados criados, e se a quantidade está chegando ao limite do seu plano contratado. No exemplo abaixo, uma hospedagem que pode ter apenas 1 site:
Se o seu site estiver conectado a este banco de dados, mas não tiver o conteúdo do seu site, você pode importar o conteúdo que você possuir para este banco, para isso, basta seguir o tutorial deste artigo.
Ainda nessa tela você pode alterar a senha do usuário do banco de dados, se desejar, excluir ou renomear, tanto o banco quanto o usuário. Se não houver nenhum banco de dados nesta tela, e mesmo assim estiver apresentando o erro de criação, entre em contato com nossa equipe de suporte o quanto antes.
Limite de bancos atingido, mas você precisa adicionar um novo
Nós da Kangaroo Host não nos responsabilizamos por perdas de tantos que tenham ocorrido por ações suas ou de pessoas com acesso a seu painel de hospedagem.
Se você verificar os bancos de dados, e confirmar que o limite do seu plano foi atingido, mas mesmo assim ainda precisar adicionar um novo à sua hospedagem, você pode considerar remover algum banco de dados que não esteja sendo utilizado.
Se não for possível remover nenhum banco, a única opção que resta é considerar um upgrade para o seu plano de hospedagem, se for o caso, nós mostramos como solicitar um upgrade diretamente na sua área de clientes ao clicar aqui. Não se preocupe, seguindo esse tutorial, você poderá ver os nossos planos e escolher o que melhor se adapte a sua necessidade.
Se você preferir, e dependendo do tamanho do projeto que você deseja começar, pode ser mais viável a contratação de um novo plano de hospedagem, dessa forma, os recursos da hospedagem seriam exclusivos para esse novo projeto, além de ser mais prático para gerenciar. Se desejar seguir por essa opção, considere dar uma conferida em nossos planos.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.