Como hospedar apenas o site na Kangaroo

Ao pensar em um serviço de hospedagem, temos que essa é uma solução completa que envolve desde, claro, os recursos que servem para suportar o site, como também recursos auxiliares, como a hospedagem dos e-mails profissionais.

Contudo, é comum que alguns usuários optem por usar ferramentas mais específicas para seus serviços de e-mail, como o GSuite ou os e-mails da Microsoft, fazendo com que seu interesse seja hospedar conosco exclusivamente seus sites. Por isso, entenda agora como isso pode ser feito.

Entendendo o DNS

Um site nada mais é do que um conteúdo acessado através de um endereço. Esse conteúdo é armazenado e processado pela hospedagem, e o endereço é o seu domínio.

Esse endereço precisa direcionar a partir de onde o conteúdo do site será processado, e aqui entra o DNS, que serve para fazer com que o domínio direcione a atenção ao seu servidor, informando o IP da hospedagem.

E essa mesma lógica se aplica ao serviço de e-mails, por exemplo, com o DNS também ficando responsável por informar qual servidor irá receber e/ou enviar mensagens através do seu domínio.

Com isso, temos o ponto chave da questão que nos permite usar apenas os e-mails, ou apenas a hospedagem a partir do servidores da Kangaroo: o DNS. Se quisermos usar apenas um dos serviços, basta configurar apenas as entradas (também chamadas de registros) referentes àquele serviço em específico.

Quais entradas DNS usar?

Cada serviço tem suas próprias entradas, com valores e tipos diferentes. Por isso, para simplificar, vamos justamente separar por estes serviços, mostrando os registros essenciais para o funcionamento de cada serviço a partir dos nossos servidores.

Independente de qual deles queira manter ativo, é importante que saiba que você deve sempre se basear nos registros que estão presentes na guia “Editor de Zona” em seu cPanel, pois é lá que estão os parâmetros originais que você deverá utilizar para o correto funcionamento dos serviços do seu plano.

Nessa área, a partir da guia “Gerenciar”, ao lado do seu domínio, você poderá verificar todos os registros que o cPanel espera que o seu site tenha para um correto funcionamento.

Entradas essenciais para funcionamento do site

Aqui, temos os seguintes registros que são indispensáveis para que o site funcione corretamente. Para os exemplos, usaremos o domínio “seudominio.com.br”, mas lembre-se de substituir este pelo seu domínio real.

  • Registro A com o nome do seu domínio: esse é o principal registro DNS de um domínio, e ela tem como nome o próprio domínio, sendo uma entrada de tipo A e apontando para o IP da sua hospedagem, algo da seguinte forma:
Entrada DNS padrão tipo A cPanel para Site
  • Registro CNAME chamada www: responsável por permitir que os visitantes de seu site possam acessá-lo através do www.seudominio.com.br, prática ainda muito comum. Para isso, configure da seguinte forma:
Entrada DNS WWW tipo CNAME cPanel

      Com os ajustes acima, você poderá orientar corretamente o DNS do seu domínio de modo que apenas o seu site funcione a partir de nossos servidores, preservando o atual funcionamento de e-mails e outros registros.

      Você está precisando de ajuda?
      Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


      Conseguimos te ajudar?
      Loading spinner
      Encontrou sua resposta?