O gerenciamento de times do cPanel é uma ferramenta que permite criar e gerenciar sub usuários dentro de sua hospedagem.
Esta conta é considerada uma conta à parte, que fica sob propriedade do usuário dono da hospedagem original. Ou seja, é uma nova conta de hospedagem que é contida pela sua conta original.
O que é o gerenciamento de times
Na prática, é como a permissão para criar um outro usuário para usar recursos específicos dentro de sua conta cPanel, permitindo um controle melhor do que este usuário poderá fazer.
Caso seu plano já tenha o gerenciamento de times disponível para uso, você verá a opção “Manage Team” na barra esquerda de seu cPanel.
Como criar uma conta de membro do time
Para começar a usar, basta acessar a área ilustrada acima. Nela, você terá a opção de criar um novo usuário através do botão “Create Team Member” (criar membro da equipe).
Para a adição do novo membro do time, você terá algumas opções, e deverá começar informando os dados de acesso que ele usará para acessar a conta.
O detalhe principal aqui é no campo “Role”, que vamos explicar abaixo.
A “role” é a função, basicamente será a definição de acessos e permissões que o usuário vai ter, dando a configuração geral dos recursos que ele poderá acessar em seu cPanel. Dentre as funções (roles), temos:
- Administrator: essa é a função de administrador, que concede permissão a todos os recursos presentes em sua hospedagem, com permissões iguais às de sua conta original;
- Database: Liberará apenas recursos referentes a banco de dados, como PHPMyAdmin, criação de bancos, gerenciamento de PHP e outros;
- E-mail: como o nome sugere, essa função habilita apenas funções de e-mail, como encaminhamentos, redirecionamentos, gerenciamento de contas, criptografia, e diversos outros;
- Web: por fim, a Web é um pouco mais difícil de explicar, já que não segue uma lógica tão simples. Dentre seus recursos, estão ferramentas de controle de métricas de acessos, gerenciamento de PHP, redirecionamentos, WP Toolkit para gerenciar o WordPress, backups e mais!
Com tudo pronto, a aba “Service” logo abaixo permite configurar alguns limites, para e-mails, arquivos e os diretórios ao qual o usuário poderá acessar.
Por fim, a aba “Security” permite definir uma data de expiração para o acesso, isto é, criar uma data de validade para que ele deixe de funcionar, opção ideal para contas temporárias. Deixe vazio caso não queira que o acesso expire.
Como funciona o acesso
Para acessar a conta gerada no Gerenciamento de times, basta usar o mesmo link de acesso normal do cPanel de sua hospedagem, informando o usuário e senha cadastrados anteriormente.
Uma vez logado, verá que a conta terá apenas as permissões de acesso definidas no momento de sua criação, sendo um acesso bem mais limitado!
Removendo o acesso
Por fim, para remover um usuário, ou revogar temporariamente o acesso dele, existem as opções “suspend” (para suspender) e “delete” (para remover completamente a conta).
Uma vez escolhida a opção, basta confirmar a ação desejada, no aviso que se abrirá a sua tela e, feito isso, a subconta não será mais capaz de acessar nenhum dos recursos de sua hospedagem.
Com o gerenciamento de times, agora será muito mais seguro criar acessos confiáveis e restritos para outros usuários que precisam executar ações pontuais dentro de sua hospedagem e sem precisar fornecê-los o o seu acesso original.