Olá, pequeno Kangaroo, como vai? Neste artigo vamos falar sobre o erro 503, mas não apenas sobre o erro mais “comum”, mas também com relação a esse erro em casos mais específicos, como quando acontece apenas ao tentar acessar o painel administrativo do seu site WordPress, que é algo bastante incomum. Vamos te mostrar algumas possíveis causas para esse problema neste artigo!
503 Service Unavailable – Hospedagem
O erro 503 normalmente é apresentado no seu site quando o consumo de recursos chega ao limite do seu plano contratado, mas o(s) site(s) segue(m) requisitando novas tarefas ou processos, o que acaba causando uma indisponibilidade para o(s) seu(s) site(s) por falta de recursos disponíveis.
Por exemplo, imagine um cenário onde o seu site está recebendo muitos acessos, mas o seu plano contratado não é compatível com aquela quantidade de acessos em tão pouco tempo, isso pode levar o CPU, Memória ou Processos da sua hospedagem ao limite do plano, mas os acessos não irão parar, logo, o(s) site(s) estarão requisitando mais recursos do que o seu plano de hospedagem disponibiliza, causando o erro 503.
Geralmente você mesmo consegue identificar esse problema ao acessar o painel de controle da sua hospedagem (cPanel), e procurar pela opção Uso de recursos (Resource Usage), nessa opção você consegue verificar tanto se os recursos da sua hospedagem chegaram ao limite do plano contratado, como também consegue ver gráfico a gráfico qual está sendo o recurso mais utilizado dentro da sua hospedagem (CPU, Memória, I/O, processos, etc.).
Se você estiver enfrentando esse problema, preparamos um artigo para te ajudar a encontrar a opção para acompanhar o consumo de recursos da sua hospedagem, além de explicar o que é cada gráfico que há dentro desta opção, se quiser conferir, basta clicar aqui.
Em um cenário comum, isso deve ser o suficiente para identificar a causa do erro 503, se ele estiver acontecendo em todo o site (pode ser que às vezes o site apresente o erro, logo depois o site carregue sem erros, depois o erro retorna, esse é o padrão caso o problema seja os recursos chegando ao limite do plano contratado).
É importante se atentar ao comportamento deste erro, pois caso ele esteja acontecendo como descrito acima, esse é o comportamento mais comum, sendo o ideal buscar entender qual recurso está chegando ao limite, gerando esse erro dentro do seu site. Caso esteja acontecendo apenas em uma página específica, recomendamos que pule para a seção “Erro 503 apenas no wp-admin” nesse artigo.
503 Service Unavailable – Revenda
Se você possui uma revenda, e vários clientes relatarem o erro 503 nos sites, pode ser que o problema de falta de recursos seja diretamente na revenda, nesse caso, ainda é válido conferir os recursos dessas hospedagens individualmente, mas é importante principalmente verificar o consumo atual da sua revenda para identificar se algum recurso está chegando ao limite do plano contratado. Preparamos um artigo para te mostrar como verificar, basta clicar aqui.
É muito importante se atentar ao consumo de recursos da sua revenda, uma vez que, caso alguma hospedagem de algum cliente esteja com um consumo elevado, e você possuir outros clientes na sua revenda, todos eles acabam afetados caso o consumo total de todas as hospedagens alcance o limite do plano contratado da sua revenda.
Recomendamos que crie pacotes de hospedagens de acordo com o seu plano contratado, e sempre fique atento ao consumo de sua revenda e observe todos os gráficos de consumo antes de adicionar novos clientes, e caso a demanda esteja mais alta do que o plano atual comporta, considere realizar um upgrade.
Erro 503 mesmo com o consumo normal
Se você analisou a hospedagem/revenda e o consumo está normal, quer dizer que o problema pode estar sendo causado por algum plugin ou tema. Nesse caso, se algum plugin/tema estiver com alguma incompatibilidade, seja por conta da versão, ou até mesmo algum conflito com outros plugins/temas, esse erro também pode aparecer.
Nesse caso, é necessário buscar pelo arquivo de error_log dentro dos arquivos da sua hospedagem para verificar se o erro foi registrado e se aponta para algum tema ou plugin. Se você tiver alguma dificuldade para analisar esse arquivo de erro, recomendamos que busque o seu programador ou alguém de sua confiança para avaliar o problema, ou entre em contato com nossa equipe de suporte para que possamos te ajudar.
Os arquivos da sua hospedagem também podem estar sendo a causa do erro 503, isso porque dentro dos arquivos .htaccess e do wp-config.php é possível adicionar linhas de códigos que forçam o seu site a apresentar o erro “503 service unavailable”, nesse caso, é importante verificar esses arquivos e analisar se eles possuem alguma linha de código forçando essa tela. Deixo abaixo alguns exemplos:
Linha de código que força a tela de erro 503 dentro do arquivo .htaccess:
Agora um exemplo do código dentro do arquivo wp-config.php:
É importante se atentar que dependendo de como e/ou por quem o código foi adicionado, ele pode ter alguma diferença, mas não deve fugir do padrão exemplificado nas imagens. Por conta disso, ao acessar o arquivo .htaccess ou o wp-config.php, caso você se depare com esses códigos, e você não tem conhecimento de quem os adicionou, considere removê-los.
Erro 503 apenas no wp-admin
Se o seu site está normalmente acessível, navegável e sem apresentar problemas com as requisições, mas ao tentar acessar o painel administrativo (wp-admin) você está recebendo o erro 503, esse problema pode estar relacionado novamente com plugins/temas diretamente.
Isso porque existem vários plugins que realizam ações específicas dentro do painel administrativo, muitas vezes não afetando a home ou páginas no “front” do seu site, o que acaba gerando esse problema exclusivamente ao tentar acessar o painel wp-admin. Neste caso, mais uma vez é recomendado analisar o arquivo error_log dentro dos arquivos do site que está apresentando o erro para tentar identificar o plugin ou tema que está gerando esse erro.
Esse é um caso bastante raro de acontecer, mas se estiver acontecendo, assim como nos outros cenários, identificar o causador é o primeiro passo, seja por conta dos recursos ou algum plugin/tema, e o melhor caminho é através do arquivo que registra os erros dentro da sua hospedagem, o error_log.
O arquivo de error_log normalmente é encontrado em dois diretórios, o primeiro e mais comum é o que fica no diretório padrão do seu site, que geralmente é a public_html, já o segundo, é quando os erros são registros dentro do wp-admin, neste caso, o arquivo de erro pode aparecer dentro do diretório public_html/wp-admin da sua hospedagem. É importante verificar ambos para garantir uma análise mais precisa.
Site invadido
Uma outra situação que pode acarretar no erro 503, é se o seu site for invadido, isso porque os usuários mal intencionados podem injetar códigos que geram esse tipo de erro. Por conta disso, recomendamos que você avalie não só os arquivos do seu site, mas também se existem vulnerabilidades presentes por conta de plugins, temas ou por conta da versão do seu WordPress.
Para isso, preparamos um artigo que te ajuda a identificar vulnerabilidades e também a como corrigi-las, basta clicar aqui.
Você pode também buscar por arquivos fora do padrão do WordPress dentro do seu site, arquivos com nomes incomuns, arquivos com a data de modificação próxima a quando o erro 503 começou a aparecer dentro do seu site. É importante também verificar os arquivos .htaccess, wp-config.php e o index.php, que são os principais alvos de invasores.
Para evitar esse tipo de problema, recomendamos fortemente que você sempre mantenha, tanto a versão do seu WordPress, como a versão de todos os plugins e temas atualizados, mesmo que o plugin ou tema esteja desabilitado. Dessa forma evitando deixar brechas de segurança no seu site, diminuindo muito as chances de uma invasão.
Caso você possua plugins desabilitados, considere removê-los da sua aplicação, uma vez que, mesmo desabilitados eles ainda consomem recursos da sua hospedagem, e podem ser utilizados como brechas por esses invasores, caso não os mantenha atualizados.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.