Olá, pequeno Kangaroo, como vai? Você tem a sensação de que o seu site pode melhorar em algum aspecto, como por exemplo, a velocidade de carregamento das páginas, mas não sabe o que pode mudar para que haja uma melhora nesse ou em outros pontos? É nisso que a ferramenta GTMetrix te ajuda!
Essa ferramenta, quando usada da forma correta, pode te mostrar métricas de como o seu site está se comportando, e possíveis melhorias que podem ser feitas na estrutura se baseando no resultado do teste.
O GTMetrix tem como principal função analisar os elementos do seu site. Ele analisa dados como o tempo que leva para o primeiro conteúdo carregar para o usuário, o tempo que leva para todo o site carregar, o tempo que a página está “bloqueada”, etc.
Se esses termos não fazem sentido ou não ficaram tão claros para você, não se preocupe, neste artigo vamos te mostrar alguns exemplos, e também explicar cada métrica analisada pelo GTMetrix, vem com a gente!
Como realizar o teste
Ou se for algo essencial e que ajude diretamente no seu negócio, você pode considerar fazer upgrade para a versão PRO.
- Acesse o site GTMetrix e clique em Get Started for Free
- Crie uma conta com os dados de sua escolha, e logo após confirme a criação da conta com o e-mail de confirmação que recebeu.
- Feito isso, no painel do GTMetrix, clique em Analysis Options
- Em seguida, em Test URL in, selecione o servidor São Paulo, Brazil e em Using, sempre utilize a opção Chrome em Desktop.
- Pronto, agora digite a URL do seu site, após isso clique em Analyze e aguarde os resultados serem mostrados
Servidor e navegador
Antes do teste, nós recomendamos que ele fosse realizado apenas através do servidor de São Paulo/Brazil, e também que fosse utilizado o navegador Chrome, e isso tem um motivo:
Servidor: A recomendação do teste apenas com o servidor localizado no Brasil é feita pois normalmente os acessos ao seu site serão realizados a partir do Brasil, e os nossos servidores também estão localizados aqui, por isso, para ter o resultado ideal e o mais preciso possível, essa é a configuração recomendada.
Se você recebe acessos de usuários de outros países, não há problema algum em utilizar outros servidores no teste, porém, geralmente a maioria dos acessos será feito nacionalmente, e por isso existe essa recomendação, uma vez que tanto os nossos servidores, como também a maioria dos usuários que acessam o seu site estão localizados no Brasil.
Navegador: A utilização do navegador Chrome é recomendada por questões mais técnicas. Por exemplo, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, o que por si só já é uma grande razão para o teste ser feito a partir deste, uma vez que a maioria dos usuários estarão conectados a partir do mesmo.
Porém, para além disso, o Chrome traz vários outros benefícios para que esse teste seja ainda mais preciso, uma vez que através do motor Lighthouse, ele simula a renderização real, o mais próximo possível do que o usuário veria, e também consegue catalogar mais precisamente a performance do site, e consequentemente identificar possíveis problemas de forma precisa.
O Chrome, também através do motor Lighthouse, permite uma análise mais avançada, coletando de forma precisa dados como FCP, TTI, CLS e LCP (Vamos falar sobre cada um deles no próximo tópico deste artigo.
Analisando os resultados
Summary:
Após o teste, em Summary você poderá ver uma visão geral, um resumo do resultado, mostrando quais os pontos principais a serem melhorados. É essencial analisar o tempo total que leva para a página ser totalmente carregada, e também como o conteúdo vai sendo carregado na tela pixel por pixel.
Com esse resultado, você já consegue visualizar algumas partes do site que podem estar mais pesadas, que precisam de otimização, etc.
Performance:
Ao clicar em Performance, você poderá ver um resultado mais detalhado, mostrando várias métricas que resultam na nota geral do seu site, abaixo falamos mais sobre as principais métricas
Web Vitals
Também conhecidas como Core Web Vitals, é um conjunto de métricas que são consideradas pelo Google como “as mais importantes”, e por isso são destacadas, pois tem um peso maior para o resultado, e também no ranqueamento, principalmente para o Google. Essas métricas são:
Você pode ver mais com relação a cada métrica passando o mouse pela “?” e clicando em Learn more, onde será possível ver exemplos visuais de como cada métrica funciona.
- Largest Contentful Paint (LCP): A LCP serve para avaliar o tempo que a maior imagem (ou maior objeto visível da página) leva para carregar para o usuário que está acessando o seu site, ou seja, avalia quanto tempo leva para o maior elemento da página ser carregado completamente.
A métrica é calculada a partir do momento que a página começa a carregar, até o momento em que o maior elemento está 100% carregado. Pode ser melhorado ao otimizar as imagens, vídeos, ou o elemento identificado como o maior da página do seu site. - Total Blocking Time (TBT): O TBT mede o tempo em que a página está “bloqueada”, em outras palavras, o tempo em que o usuário não consegue interagir com os botões ou elementos do seu site.
Ele engloba outras duas métricas que vamos ver mais pra frente, a First Paint e a Time to Interactive, que em resumo, é a primeira renderização na página (First Paint) até o momento em que algum elemento interativo surge na tela (Time to Interactive). - Cumulative Layout Shift (CLS): O CLS irá avaliar as mudanças INESPERADAS que possam ocorrer na visualização ou ação do usuário no seu site.
Exemplo: Caso existam dois botões na tela, um para “continuar” e outro para “sair”, o usuário ao tentar clicar no botão de “sair”, pode aparecer uma mensagem de “tem certeza”, e isso acabar jogando o botão de “continuar” para baixo, isso pode ocasionar em uma nota ruim na avaliação do CLS.
Outras métricas
- First Contentful Paint (FCP): O FCP mede o tempo decorrido a partir do momento em que o usuário acessou a página, até o momento em que QUALQUER conteúdo aparece na tela, seja ele qual for.
- Speed Index (SI): O SI é a métrica que avalia o quão rápido a página (sem rolar pra baixo) fica completamente visível para o usuário.
- First Paint (FP): A FP se trata da métrica que analisa o tempo que leva do momento que a página começou a ser carregada até a primeira renderização na tela, seja ela qual for.
- Time to Interactive (TTI): O TTI mede o tempo que a página leva para se tornar responsiva, em outras palavras, é o tempo que leva para o usuário conseguir interagir com o site após o carregamento completo do FCP.
Essas são as principais métricas calculadas e apresentadas pelo GTMetrix, com elas, é possível identificar vários aspectos que podem ser melhorados dentro do seu site. Note que normalmente os principais elementos que mais geram notas ruins para o site envolvem imagens/vídeos, principalmente se essa imagem ou vídeo for o LCP da página.
Por isso, se você desejar obter bons resultados em ferramentas de pagespeed, como o GTMetrix, busque sempre otimizar as imagens e vídeos que você possui no seu site, já é um excelente passo para as melhores avaliações.
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