Se você tem o interesse de utilizar um e-mail profissional que carrega o seu domínio mas ainda não sabe como fazer isso, neste artigo vamos te dizer o que mais você precisa, e como configurar o seu domínio na CloudFlare para conseguir receber e enviar e-mails normalmente.
Se você ainda não possui um domínio, consulte a disponibilidade em nosso site.
O que você precisa?
Para começar a utilizar os seus e-mails, primeiro é necessário adquirir um serviço de e-mails, como por exemplo o Google Workspace, AWS SES, Zoho Mail, enfim, qualquer um desses serviços. Aqui na Kangaroo Host nós também oferecemos um serviço de e-mails profissionais, caso tenha interesse, dê uma olhada em nossos planos.
Após contratar o seu serviço de e-mails e informar o seu domínio, você receberá todas as entradas necessárias para começar a utilizar aquele serviço. Note que cada serviço tem suas próprias entradas, por isso, dependendo de qual serviço você contratou, apenas utilize e configure as entradas informadas por eles.
Essas entradas devem ser configuradas em um painel que permite criar e gerenciar apontamentos DNS, como os de tipo A, CNAME, MX, TXT, etc. Hospedagens por padrão já lhe permitem esse gerenciamento, mas você também pode optar por utilizar a CloudFlare, que lhe permite realizar esses apontamentos com uma opção de plano gratuito.
Como adicionar o seu domínio a CloudFlare
Agora que você já tem o seu domínio, e também já possui o seu plano de e-mails, é hora adicionar o seu domínio a CloudFlare. Após ter criado a sua conta na CloudFlare, siga os passos abaixo:
- Acesse o painel da CloudFlare
- No canto superior direito, clique em Adicionar (Add), e após em Domínio existente
- Adicione o seu domínio (seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize o seu domínio real)
- Após adicionar o domínio, você deverá escolher o plano para ele. Nesse tutorial seguiremos com o plano Gratuito (Free), você pode seguir com o que desejar
- Após escolher o plano, a CloudFlare informará as DNS (Nameservers) que você deve adicionar ao seu domínio.
Essa configuração deve ser feita no painel do provedor onde você adquiriu o seu domínio, e é essencial para o resto do tutorial.
Como criar as entradas na CloudFlare
Agora que você já adicionou o seu domínio a CloudFlare, é a hora de criar as entradas informadas pelo seu serviço de e-mails, mostramos como abaixo:
Primeira opção, através da ferramenta Facilita:
- Acesse a ferramenta Facilita e clique na opção CloudFlare
- Agora preencha com as informações, como domínio, IP, DKIM e SPF, deixo um exemplo abaixo:
Se você contratou um plano da Kangaroo Host e não sabe onde localizar as informações de DKIM e SPF, te ensinamos passo a passo como consegui-los neste artigo. - Após clicar em Gerar, você verá todas as entradas, você pode criar uma a uma, copiando o código, o nome e conteúdo, ou clicar em baixar o arquivo CloudFlare, que é como faremos aqui
- Após baixar o arquivo, basta voltar na CloudFlare, clicar no seu domínio, localizar a seção DNS no menu à esquerda, e nesta tela clicar em Importar e exportar.
- Agora basta selecionar o arquivo criado na ferramenta Facilita, e depois clicar em Carregar.
É muito importante deixar a caixa de “Registros de DNS importados do proxy” desmarcada para evitar que a entrada mail acabe com proxy, fazendo com que os e-mails não sejam recebidos corretamente”
Como adicionar as entradas manualmente
- Acesse o seu domínio no painel da CloudFlare, e em seguida clique na opção DNS no menu à esquerda
- Localize e clique em Adicionar Registro
- Agora basta adicionar a entrada solicitada pelo seu serviço de e-mails. Abaixo deixo um exemplo da entrada MX
Como citado anteriormente, cada provedor tem suas próprias entradas, por isso, crie de acordo com o solicitado pelo seu serviço de e-mails.
Quando a parte “Nome” for o mesmo do seu domínio (ex: seudominio.com.br), você pode utilizar um “@”, pois são equivalentes, quando o nome da entrada for diferente do domínio, preencha como solicitado pelo provedor.
Se você já possui uma hospedagem, e deseja entender como você pode utilizar apenas e-mails, preparamos um artigo que explica detalhadamente a como fazer isso, basta clicar aqui.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.