Como dar acesso a usuários ao cPanel

Olá, pequeno Kangaroo, como vai? Neste artigo vamos te explicar a como dar acesso a algum usuário para gerenciar toda, ou parte da sua hospedagem (cPanel), dependendo da permissão que você escolha dar ao usuário.

Essa opção é bem interessante se você trabalha com uma equipe, mas não deseja compartilhar os seus dados de acesso principais, mas ainda assim deseja dar permissão para que outras pessoas possam gerenciar a sua hospedagem. Note que, nenhum usuário adicionado poderá adicionar, remover ou editar usuários para ter esse tipo de acesso. Apenas você, a partir do usuário principal pode fazer isso.

Com todos os cuidados tomados, abaixo mostramos como criar um usuário com acesso a sua hospedagem, e em seguida como ele pode realizar o acesso:

  1. Acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
  2. No menu esquerdo, clique em Gerenciar Equipe , ou role a tela para baixo até a seção Preferências, onde você também poderá encontrar essa opção.
    Gerenciar permissões de equipe do cPanel
  3. Em seguida, clique em Criar Usuário de Equipe
  4. Agora preencha os dados necessários, abaixo explicamos cada um:

    Nome de usuário: Nesta opção, informe o usuário, que será usado juntamente ao seu domínio para realizar o acesso a sua hospedagem. Por exemplo, se o usuário for “admin”, o login é feito como “[email protected]
    (seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize seu domínio real.)

    Senha: Deixe marcado “O usuário definirá a senha da conta” se deseja que ele mesmo escolha a senha (será enviado um link para o e-mail de contato que é configurado logo após)

    Ou marque “Definir a senha do usuário” se você deseja definir a senha e depois encaminhar para o usuário. Ao marcar, insira uma senha.

    E-mail de contato: Adicione o e-mail de contato do usuário. Esse e-mail será usado para a escolha da senha, redefinição de senha, etc.

    Roles: Essa é uma seleção opcional, porém, é aqui que você dá permissão ao usuário dentro da sua hospedagem, por isso, se atente a opção que você irá selecionar.
    Administrator, terá permissão total sobre a sua hospedagem, só não poderá alterar os usuários nessa lista. Por isso, se você der o cargo de administrador, os outros cargos não são necessários para esse usuário, pois ele já terá todas as permissões que todos os cargos possibilitam.

    – Database, se selecionado, poderá editar, adicionar e/ou remover bancos de dados, ter acesso ao phpMyAdmin, e até mesmo configurar uma conexão remota ao(s) banco(s) de dados. Além de também poder gerar e baixar arquivos de backups, tanto da hospedagem completa, como também de bancos de dados que existam dentro da hospedagem.

    – Email, poderá gerenciar toda a parte de e-mail na sua hospedagem, criar, editar ou remover contas, visualizar o status das entregas, e até mesmo acessar as contas que estão lá.

    – Web, terá um misto de permissões focados no site, como por exemplo gerar e baixar backups da sua hospedagem/site, redirecionar um domínio, configurar DNS dinâmico, utilizar o WP Toolkit, entre outras opções que envolvem o funcionamento do seu site.

    Notes: Você pode adicionar uma nota para aquele usuário, podendo ser alguma informação para detalhar quem está com aquele acesso.

    Serviços: Você poderá adicionar alguns serviços que o usuário também terá acesso, como uma conta de e-mail, uma conta FTP e/ou Disco Web. Note que, se o usuário for um “administrador”, ele mesmo poderá criar esse tipo de conta, se ele desejar. Além disso, caso o usuário não seja um administrador, o acesso a esses serviços não é feito através do cPanel. Falamos mais sobre esses serviços neste artigo.


    Configurações de segurança: É essencial se atentar a essa parte, pois dependendo de quem terá esse acesso, você pode configurar uma data para aquela permissão expirar. E ao chegar aquela data, aquele acesso não irá mais funcionar.

    Por exemplo, se for um acesso a um programador que está auxiliando na estrutura do site, você pode selecionar uma data para quando o acordo entre vocês se encerrará, fazendo com que a conta seja excluída quando passar o dia escolhido, desse jeito, impedindo que ele permaneça com acesso após aquela data.
  5. Ao configurar todas as opções que você deseja, basta clicar em Criar, e pronto, você terá um membro de equipe com acesso ao cPanel.
  6. Se você desejar suspender, remover, ou ver alguma informação da conta desse membro de equipe, basta voltar dentro da opção Gerenciar equipe, e você poderá ver as informações de todos usuários criados:

Após a conta estar criada, o usuário poderá acessar o painel de controle da sua hospedagem através dos links: seudominio.com.br:2083 e/ou cpanel.seudominio.com.br
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize o seu domínio verdadeiro).

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