Olá, pequeno Kangaroo, como vai? Neste artigo vamos te explicar a como dar acesso a algum usuário para gerenciar toda, ou parte da sua hospedagem (cPanel), dependendo da permissão que você escolha dar ao usuário.
Essa opção é bem interessante se você trabalha com uma equipe, mas não deseja compartilhar os seus dados de acesso principais, mas ainda assim deseja dar permissão para que outras pessoas possam gerenciar a sua hospedagem. Note que, nenhum usuário adicionado poderá adicionar, remover ou editar usuários para ter esse tipo de acesso. Apenas você, a partir do usuário principal pode fazer isso.
Como dar acesso a usuários com permissões no seu cPanel
Com todos os cuidados tomados, abaixo mostramos como criar um usuário com acesso a sua hospedagem, e em seguida como ele pode realizar o acesso:
- Acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
- No menu esquerdo, clique em Gerenciar Equipe , ou role a tela para baixo até a seção Preferências, onde você também poderá encontrar essa opção.
- Em seguida, clique em Criar Usuário de Equipe
- Agora preencha os dados necessários, abaixo explicamos cada um:
Nome de usuário: Nesta opção, informe o usuário, que será usado juntamente ao seu domínio para realizar o acesso a sua hospedagem. Por exemplo, se o usuário for “admin”, o login é feito como “[email protected]”
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize seu domínio real.)
Senha: Deixe marcado “O usuário definirá a senha da conta” se deseja que ele mesmo escolha a senha (será enviado um link para o e-mail de contato que é configurado logo após)
Ou marque “Definir a senha do usuário” se você deseja definir a senha e depois encaminhar para o usuário. Ao marcar, insira uma senha.
E-mail de contato: Adicione o e-mail de contato do usuário. Esse e-mail será usado para a escolha da senha, redefinição de senha, etc.
Roles: Essa é uma seleção opcional, porém, é aqui que você dá permissão ao usuário dentro da sua hospedagem, por isso, se atente a opção que você irá selecionar.
– Administrator, terá permissão total sobre a sua hospedagem, só não poderá alterar os usuários nessa lista. Por isso, se você der o cargo de administrador, os outros cargos não são necessários para esse usuário, pois ele já terá todas as permissões que todos os cargos possibilitam.
– Database, se selecionado, poderá editar, adicionar e/ou remover bancos de dados, ter acesso ao phpMyAdmin, e até mesmo configurar uma conexão remota ao(s) banco(s) de dados. Além de também poder gerar e baixar arquivos de backups, tanto da hospedagem completa, como também de bancos de dados que existam dentro da hospedagem.
– Email, poderá gerenciar toda a parte de e-mail na sua hospedagem, criar, editar ou remover contas, visualizar o status das entregas, e até mesmo acessar as contas que estão lá.
– Web, terá um misto de permissões focados no site, como por exemplo gerar e baixar backups da sua hospedagem/site, redirecionar um domínio, configurar DNS dinâmico, utilizar o WP Toolkit, entre outras opções que envolvem o funcionamento do seu site.
Notes: Você pode adicionar uma nota para aquele usuário, podendo ser alguma informação para detalhar quem está com aquele acesso.
Serviços: Você poderá adicionar alguns serviços que o usuário também terá acesso, como uma conta de e-mail, uma conta FTP e/ou Disco Web. Note que, se o usuário for um “administrador”, ele mesmo poderá criar esse tipo de conta, se ele desejar. Além disso, caso o usuário não seja um administrador, o acesso a esses serviços não é feito através do cPanel. Falamos mais sobre esses serviços neste artigo.
Configurações de segurança: É essencial se atentar a essa parte, pois dependendo de quem terá esse acesso, você pode configurar uma data para aquela permissão expirar. E ao chegar aquela data, aquele acesso não irá mais funcionar.
Por exemplo, se for um acesso a um programador que está auxiliando na estrutura do site, você pode selecionar uma data para quando o acordo entre vocês se encerrará, fazendo com que a conta seja excluída quando passar o dia escolhido, desse jeito, impedindo que ele permaneça com acesso após aquela data. - Ao configurar todas as opções que você deseja, basta clicar em Criar, e pronto, você terá um membro de equipe com acesso ao cPanel.
- Se você desejar suspender, remover, ou ver alguma informação da conta desse membro de equipe, basta voltar dentro da opção Gerenciar equipe, e você poderá ver as informações de todos usuários criados:
Após a conta estar criada, o usuário poderá acessar o painel de controle da sua hospedagem através dos links: seudominio.com.br:2083 e/ou cpanel.seudominio.com.br
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize o seu domínio verdadeiro).
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