Você sabia que através do cPanel você consegue personalizar praticamente todas as páginas de erro que o seu site apresenta? Por exemplo, se algum usuário tentar acessar algum arquivo do seu site sem a devida permissão, é apresentado o erro 403 que resumidamente é um erro de access denied. Assim como o erro 404, que acontece quando uma página, post, etc, não é localizado no seu site.
Você pode personalizar essas páginas de erro e várias outras junto ao cPanel, o que pode ser útil em alguns cenários, ou você pode fazer apenas por questões de padronização com toda a estrutura do resto do seu site. Independente de qual seja o motivo da personalização dessas páginas de erro, vamos te mostrar como fazer neste artigo!
Como configurar as páginas de erro
- Primeiro, acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
- Na seção Avançado, procure por Páginas de erro
- Nessa tela você já poderá alterar a página de erros mais comuns, como o 404, 403, etc. Se você desejar, você pode clicar em Mostrar todos os códigos de status de erro HTTP, o que exibirá uma maior variedade de páginas de erro
- Agora selecione o domínio e escolha a página de erro que você deseja personalizar, e adicione o código HTML personalizado.
- Feito isso, role a página para baixo e salve o arquivo. Ele será gerado dentro do domínio que você selecionou no passo anterior.
O que é importante se atentar
- É importante se atentar a alguns detalhes, como por exemplo, se você personalizar as páginas de erro para um domínio, todo site WordPress que estiver dentro do diretório daquele domínio terá as páginas de erros personalizadas.
- Ao personalizar alguma dessas páginas de erro, um arquivo é criado dentro do diretório do seu site com o nome do código do erro, seguido de um .shtml, por exemplo, se você personalizar o erro 404, será criado um arquivo chamado 404.shtml. Caso deseje remover a mensagem personalizada, basta excluir esse arquivo.
- É essencial também configurar cada página de erro com cuidado e atenção, pode ser bastante problemático personalizar uma página de erro 500, por exemplo, e exibir uma mensagem que não informe o código do erro, ou pior, exibir um código diferente do 500, o que pode confundir não só os usuários que tentarem acessar, mas também o seu programador ou equipe de suporte.
- Se atente também a informações sensíveis, evite mostrar detalhes ou informações da sua hospedagem ou site nas páginas de erro personalizadas, caso contrário, usuários mal intencionados poderão se aproveitar disso e utilizar como um tipo de brecha.
- Considere também apresentar um caminho para solucionar algum tipo de erro, por exemplo, ao ser exibido o erro 500, considere acrescentar um caminho para identificar o problema, por exemplo, “Erro 500, recomendamos conferir o arquivo error_log para mais detalhes.”.
- Por último, recomendamos que inclua nessas páginas de erro links que levem para a home do seu site, ou alguma página do seu site de sua preferência, isso deve ajudar a evitar que o usuário abandone o seu site. Ao ser levado de volta, ele pode buscar alguma outra parte do seu site que esteja disponível e acessível.
Exemplo página de erro 403
Erro 403 padrão:
Erro 403 personalizado, com link para a home do site:
Visualmente simples, mas com uma mensagem mais clara e com botão para retornar a página inicial do site.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.