Olá, Kangaroozinho, tudo bem? Se você possui uma loja virtual e deseja utilizar os serviços da plataforma Nuvemshop, mas ainda não sabe como apontar o seu site para o serviço com eles, neste artigo vamos te mostrar um passo a passo de como realizar esses apontamentos, tanto através dos nossos servidores (Kangaroo Host), através da CloudFlare e também do Registro.Br. Vem com a gente!
Como apontar o domínio através da Kangaroo Host
Por padrão a Nuvemshop solicita três entradas, duas do Tipo A e outra do Tipo CNAME, é importante configurar todas corretamente, de acordo com o solicitado pela plataforma.
- Acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
- Procure pela seção Domínios, e depois clique em Editor de zona de DNS
- Agora você deve localizar o domínio que deseja utilizar na plataforma da Nuvemshop, e então clicar em Gerenciar
- Nessa tela você verá todas as entradas que já estão criadas para o seu domínio, e é aqui que você deve configurar as entradas solicitadas pela Nuvemshop
- Busque a entrada do seu domínio tipo A, e aperte em Editar, e então altere o registro atual pelo primeiro IP solicitado pela Nuvemshop
Toda configuração é diferente, por conta disso, siga a configuração solicitada na parte de “Configurações > Domínio” no painel da plataforma da Nuvemshop. - Agora é preciso adicionar a outra entrada tipo A, para isso, clique em Adicionar registro e preencha da seguinte forma:
– Nome: seudominio.com.br (preencha com seu dominio real)
– TTL: Mantenha o padrão (14400)
– Digitar (Tipo): A
– Registro: Preencha com o segundo IP tipo A solicitado pela Nuvemshop
Feito isso, clique em Salvar registro - Agora procure pela entrada que começa com www, do tipo CNAME, e então clique em Editar, e altere o registro para o valor indicado pela Nuvemshop.
Lembrando que esse passo a passo é indicado apenas para os domínios que estão sendo gerenciados a partir da Kangaroo Host, utilizando nossos NameServers. Se o seu domínio é gerenciado em outro painel, você deve realizar essa configuração no painel indicado.
Apontar através da CloudFlare
- Acesse o painel da CloudFlare
- Busque pelo domínio que você deseja realizar a configuração e clique nele
- Em seguida, no menu à esquerda, clique em DNS
- Na tela de Registros, role para baixo, encontre a entrada tipo A do seu domínio, e edite o conteúdo para o primeiro IP indicado pela Nuvemshop
- Agora é importante criar a nova entrada tipo A com o conteúdo sendo o segundo IP indicado pela Nuvemshop
- Ainda nessa tela, agora busque pela entrada do tipo CNAME, de nome WWW, clique em editar, e coloque o conteúdo indicado pela Nuvemshop
- Pronto, agora basta aguardar que as alterações sejam propagadas para que a Nuvemshop reconheça os apontamentos.
Se já houverem outras entradas destes tipos criadas na CloudFlare, pode ser que seja necessário removê-las para que os apontamentos funcionem corretamente
Se não houver nenhuma entrada criada na CloudFlare, basta clicar em “Adicionar registro”, e configurar de acordo com o solicitado pela Nuvemshop.
Como configurar os apontamentos no Registro.Br
- Acesse o painel do Registro.Br
- Agora procure pelo seu domínio, e então clique sobre ele
- Depois, role para baixo até a seção DNS, e clique em Configurar endereçamento
Se no seu caso não houver essa opção, clique em “Configurar Zona DNS” e passe para o passo 6. - Depois clique em Modo avançado, deve aparecer uma tela, basta Confirmar
- Clique em Configurar Zona DNS
Pode ser que o Registro.Br precise de um tempo para preparar o domínio, se for o seu caso, é importante aguardar alguns minutos e tentar novamente. - Agora é só clicar em Nova entrada e configurar com as informações solicitadas pela Nuvemshop. É importante dizer que geralmente eles solicitam três entradas, duas do tipo A e outra tipo CNAME, por isso, você deve criar todas elas
Se já houverem entradas destes tipos criadas no Registro.Br, pode ser que seja necessário removê-las para que os apontamentos funcionem corretamente.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.