Olá, Kangaroozinho! Neste artigo vamos te explicar sobre uma opção dentro do cPanel que lhe permite adicionar usuários com algumas funções, dentre elas ter uma conta de e-mail, ter um acesso FTP ou ter acesso a algum diretório dentro do disco da sua hospedagem.
É importante dizer que esses acessos não são feitos no cPanel, e por isso, é um acesso mais limitado, sendo assim, usuários com permissão de e-mails poderão acessar a conta através do Webmail (geralmente webmail.seudominio.com.br), usuários com acesso FTP terão acesso a partir de um programa de FTP, como o FileZilla, e os com acesso a alguma pasta dentro do disco de sua hospedagem poderá acessar através do link seudominio.com.br:2078.
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize o seu domínio verdadeiro).
Como adicionar um usuário no cPanel
Note que, adicionar um usuário pode ser feito de várias formas dentro do cPanel. Por exemplo: Ao criar uma conta de e-mail, um usuário é adicionado ao seu painel, o mesmo acontece ao criar uma conta FTP e/ou criar uma conta de Disco Web. Porém, na opção deste tutorial você pode gerenciar todos esses usuários em um só lugar, sem precisar ir de função em função e localizar cada um.
A opção que vamos mostrar aqui te permite gerenciar melhor esses usuários, pois permite, por exemplo, adicionar a permissão de FTP para um usuário que só tinha acesso a uma conta de e-mail, etc. Abaixo mostramos como localizar essa opção, adicionar, editar ou remover usuários:
- Acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
- Em seguida, role a tela para baixo até localizar a seção Preferências, e clique em Gerenciador do usuário. Se você preferir, pode pesquisar diretamente por essa opção na barra de pesquisa.
- Dentro dessa opção você verá os usuários atuais dentro da sua hospedagem, tanto os das contas de e-mail, como os das contas FTP, além de seu usuário principal. Clique em Adicionar Usuário
- Feito isso, preencha as informações solicitadas:
Nome Completo: Coloque o nome para a conta (Por exemplo, o nome da pessoa)
Nome de usuário: Aqui você deve adicionar o usuário, que será utilizado para acessar a conta. Se o usuário escolhido for “admin”, o acesso será feito como [email protected]
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize seu domínio real.)
Domínio: Selecione o domínio em que aquele usuário será adicionado. Se você possuir apenas um domínio na hospedagem, só haverá essa opção.
Endereço de e-mail para contato: Adicione um e-mail alternativo daquele usuário, um gmail, hotmail, etc.
Senha: Deixe a opção “O usuário definirá a senha da conta” marcada se você deseja que um e-mail seja enviado para o “E-mail para contato”, onde o usuário poderá definir a senha da conta.
Ou defina uma senha para aquela conta você mesmo, e depois envie para o usuário. - Por fim, em serviços, selecione o(s) serviço(s) que aquele usuário terá acesso:
E-mail: Se habilitada, será criada uma conta de e-mail, e esse usuário poderá acessar essa conta através de aplicativos de e-mail, como o Outlook, Thunderbird, ou diretamente através do Webmail da hospedagem (geralmente webmail.seudominio.com.br).
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, substitua pelo seu domínio real).
Selecione a capacidade (tamanho) da caixa de e-mail.
FTP: Se habilitada, será criada uma conta FTP para esse usuário, e ele poderá acessar o diretório selecionado, criar, editar, remover ou baixar arquivos dentro dos diretórios que ele tiver acesso. Se o campo “diretório inicial” ficar vazio, ele terá acesso a todos os arquivos da sua hospedagem.
Mostramos como realizar a conexão FTP neste artigo.
Disco Web: Se marcada, o usuário terá acesso aos arquivos e pastas do diretório selecionado pelo próprio navegador, mas sem acesso ao cPanel. Se o campo “diretório inicial” ficar vazio, ele terá acesso a todos os arquivos da sua hospedagem.
O usuário poderá acessar através do link seudominio.com.br:2078
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, substitua pelo seu domínio real).
Você pode optar por selecionar as 3 opções para os usuários, fica a seu critério e o que você desejar fazer. Apenas tome todos os cuidados citados acima. - Para excluir um usuário, na tela de Gerenciador do usuário, logo abaixo do usuário terá um botão Excluir, basta clicar nele e confirmar. Feito isso, o usuário será removido e não terá mais aquele acesso.
O(s) usuário(s) com estrela significa que é o usuário principal, e não pode ser excluído ou editado por aí, pois já possui todas as permissões e não pode ser modificado.
Se você está buscando uma opção para dar acesso a usuários para conseguirem gerenciar o painel de controle da sua hospedagem (cPanel), recomendamos que dê uma olhada neste artigo, onde mostramos como criar usuários com essas permissões de acesso e gerenciamento.
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