Como gerenciar usuários no cPanel

Olá, Kangaroozinho! Neste artigo vamos te explicar sobre uma opção dentro do cPanel que lhe permite adicionar usuários com algumas funções, dentre elas ter uma conta de e-mail, ter um acesso FTP ou ter acesso a algum diretório dentro do disco da sua hospedagem.

É importante dizer que esses acessos não são feitos no cPanel, e por isso, é um acesso mais limitado, sendo assim, usuários com permissão de e-mails poderão acessar a conta através do Webmail (geralmente webmail.seudominio.com.br), usuários com acesso FTP terão acesso a partir de um programa de FTP, como o FileZilla, e os com acesso a alguma pasta dentro do disco de sua hospedagem poderá acessar através do link seudominio.com.br:2078.
(seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize o seu domínio verdadeiro).

Note que, adicionar um usuário pode ser feito de várias formas dentro do cPanel. Por exemplo: Ao criar uma conta de e-mail, um usuário é adicionado ao seu painel, o mesmo acontece ao criar uma conta FTP e/ou criar uma conta de Disco Web. Porém, na opção deste tutorial você pode gerenciar todos esses usuários em um só lugar, sem precisar ir de função em função e localizar cada um.

A opção que vamos mostrar aqui te permite gerenciar melhor esses usuários, pois permite, por exemplo, adicionar a permissão de FTP para um usuário que só tinha acesso a uma conta de e-mail, etc. Abaixo mostramos como localizar essa opção, adicionar, editar ou remover usuários:

  1. Acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
  2. Em seguida, role a tela para baixo até localizar a seção Preferências, e clique em Gerenciador do usuário. Se você preferir, pode pesquisar diretamente por essa opção na barra de pesquisa.
    Gerenciador de usuário - Adicionar usuário no cPanel
  3. Dentro dessa opção você verá os usuários atuais dentro da sua hospedagem, tanto os das contas de e-mail, como os das contas FTP, além de seu usuário principal. Clique em Adicionar Usuário
  4. Feito isso, preencha as informações solicitadas:

    Nome Completo: Coloque o nome para a conta (Por exemplo, o nome da pessoa)
    Nome de usuário: Aqui você deve adicionar o usuário, que será utilizado para acessar a conta. Se o usuário escolhido for “admin”, o acesso será feito como [email protected]
    (seudominio.com.br é apenas um exemplo, utilize seu domínio real.)
    Domínio: Selecione o domínio em que aquele usuário será adicionado. Se você possuir apenas um domínio na hospedagem, só haverá essa opção.
    Endereço de e-mail para contato: Adicione um e-mail alternativo daquele usuário, um gmail, hotmail, etc.
    Senha: Deixe a opção “O usuário definirá a senha da conta” marcada se você deseja que um e-mail seja enviado para o “E-mail para contato”, onde o usuário poderá definir a senha da conta.

    Ou defina uma senha para aquela conta você mesmo, e depois envie para o usuário.
  5. Por fim, em serviços, selecione o(s) serviço(s) que aquele usuário terá acesso:

    E-mail: Se habilitada, será criada uma conta de e-mail, e esse usuário poderá acessar essa conta através de aplicativos de e-mail, como o Outlook, Thunderbird, ou diretamente através do Webmail da hospedagem (geralmente webmail.seudominio.com.br).
    (seudominio.com.br é apenas um exemplo, substitua pelo seu domínio real).

    Selecione a capacidade (tamanho) da caixa de e-mail.

    FTP: Se habilitada, será criada uma conta FTP para esse usuário, e ele poderá acessar o diretório selecionado, criar, editar, remover ou baixar arquivos dentro dos diretórios que ele tiver acesso. Se o  campo “diretório inicial” ficar vazio, ele terá acesso a todos os arquivos da sua hospedagem.

    Mostramos como realizar a conexão FTP neste artigo.

    Disco Web: Se marcada, o usuário terá acesso aos arquivos e pastas do diretório selecionado pelo próprio navegador, mas sem acesso ao cPanel. Se o campo “diretório inicial” ficar vazio, ele terá acesso a todos os arquivos da sua hospedagem.

    O usuário poderá acessar através do link seudominio.com.br:2078
    (seudominio.com.br é apenas um exemplo, substitua pelo seu domínio real).

    Você pode optar por selecionar as 3 opções para os usuários, fica a seu critério e o que você desejar fazer. Apenas tome todos os cuidados citados acima.
  6. Para excluir um usuário, na tela de Gerenciador do usuário, logo abaixo do usuário terá um botão Excluir, basta clicar nele e confirmar. Feito isso, o usuário será removido e não terá mais aquele acesso.

    O(s) usuário(s) com estrela significa que é o usuário principal, e não pode ser excluído ou editado por aí, pois já possui todas as permissões e não pode ser modificado.

Se você está buscando uma opção para dar acesso a usuários para conseguirem gerenciar o painel de controle da sua hospedagem (cPanel), recomendamos que dê uma olhada neste artigo, onde mostramos como criar usuários com essas permissões de acesso e gerenciamento.

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