Olá, Kangaroozinho, como vai? Você está enfrentando um problema onde, ao tentar adicionar alguma imagem ao seu post, produto, ou qualquer elemento da sua página, a biblioteca de mídia fica carregando infinitamente? Esse problema também pode ser visto na parte de mídia do seu WordPress, ao tentar visualizar no modo grade (grid).
Uma outra forma de identificar se este artigo vai tratar do mesmo erro que você está enfrentando é se você não conseguir acessar a loja de temas (Ao clicar em Adicionar novo tema), ou um carregamento infinito também na loja de plugins ao pesquisar por algum plugin (Pode ser que carregue em um momento e não em outros).
Sem muito mais enrolações, vamos ensinar você a como identificar o causador deste erro, e como solucionar. Vem com a gente!
Como identificar o erro
Uma das formas de identificar o erro é acessar os arquivos da sua hospedagem e localizar o arquivo error_log, que é responsável por registrar possíveis erros que acontecem dentro da sua aplicação.
É importante se atentar a dois pontos:
- Você pode localizar o arquivo error_log tanto no diretório raiz do seu site (geralmente public_html) como também dentro do diretório PastaDoSeuSite/wp-admin (PastaDoSeuSite, que geralmente é a public_html), é muito importante verificar dentro das duas pastas para garantir que está visualizando o erro correto
- Nem sempre o arquivo error_log consegue registrar todos os erros que acontecem dentro do seu site, caso você não localize este arquivo, recomendamos que consulte um programador de sua confiança para realizar um debug no site para entender melhor o problema.
Como localizar o error_log:
- Acesse o painel de controle da sua hospedagem (cPanel)
- Na seção Arquivos, clique em Gerenciador de arquivos
- Localize a pasta do seu site (normalmente a public_html)
- No diretório raiz, procure pelo arquivo error_log, clique com o botão direito sobre ele, e depois em View.
Recomendamos que só abra esse arquivo se ele pesar no máximo 25MB, caso contrário, seu navegador pode acabar sobrecarregado pela quantidade de linhas carregadas. - Agora role toda a página para baixo, e procure pelas últimas linhas, que se referem aos últimos erros registrados dentro do arquivo. Você poderá ver linhas de código como essa:
Pronto, agora você já sabe como localizar o arquivo error_log e também como ver os últimos erros registrados. Se os erros que você estiver enfrentando forem semelhantes aos da imagem do passo 5 acima, vamos explicar abaixo a causa do erro, e como corrigir.
O que é e como corrigir
Esse erro é causado quando dentro do arquivo wp-config.php é adicionado uma linha de código de forma incorreta, forçando uma página HTTP dentro do seu site. Como essa linha de código é forçada através do header do site, ele acaba sobrepondo outras requisições, impedindo o funcionamento correto do seu site.
É importante se atentar ao error_log, pois no final do registro ele apresenta onde o erro está acontecendo, no caso do exemplo acima, é dentro do wp-config.php na linha 12 (wp-config.php on line 12), no seu caso, a linha pode ser diferente, mas você já conseguirá identificar e localizar dentro do arquivo.
Abaixo mostramos a como localizar o arquivo wp-config.php e identificar o código que está causando o erro:
- Novamente, acesse o Gerenciador de arquivos dentro do painel de controle da sua hospedagem
- Localize o diretório do seu site (geralmente public_html)
- Aqui, procure pelo arquivo wp-config.php, clique com o botão direito e depois em Edit
- Dentro do wp-config.php, procure pela linha em que o erro estava acontecendo, e você deve encontrar um código como esse:
Note que, nesse exemplo, é um header forçando a página de erro 404 (not found), mas poderia ser um erro 500, 503, 403, etc. Por isso, é importante focar na parte “header(“HTTP/1.1 …”);” - Você pode comentar esse código (adicionando um # antes do código), ou remover ele do seu arquivo wp-config. Exemplo do código comentado:
Códigos comentados não têm efeito no arquivo, eles se tornam apenas comentários. - Após fazer isso, recomendamos que saia do painel administrativo do WordPress e entre novamente, e então teste se o problema da biblioteca de mídia e/ou loja de temas/plugins foi corrigido.
É importante dizer que não é comum utilizar esse tipo de código dentro do arquivo wp-config.php, o que pode indicar sinais de que esse código pode ter sido adicionado a partir de plugins maliciosos, por invasores que conseguiram acesso aos arquivos do seu site, ou adicionado por engano, ou de forma incorreta.
- Adicionado de forma incorreta: Caso o código tenha sido adicionado por você ou alguém de sua confiança, pode ter ocorrido uma falha na estrutura, pois é recomendado que sempre após esse tipo de header, seja adicionado um exit; que força o WordPress a parar após a leitura desse header, evitando problemas como esse.
Se esse código foi adicionado de propósito, com o intuito de realizar alguns testes, mas acabou ficando após os testes, recomendamos novamente que comente essa linha de código ou que remova do seu arquivo wp-config.php.
Adicionar esses tipos de header pode tornar as páginas do seu site inacessíveis, os utilize com cuidado. - Plugins maliciosos: Plugins da loja oficial do WordPress tendem a ser minuciosamente analisados, e em geral, eles dificilmente alteram a estrutura de arquivos como o wp-config.php.
Se você possui plugins de fora da loja oficial do WordPress, ou adquiriu plugins com versão PRO através de sites de terceiros, nós da Kangaroo Host recomendamos fortemente que reavalie essa questão, pois não é possível comprovar a veracidade e/ou confiabilidade desses plugins. Se é o seu caso, o ideal seria remover esses plugins do seu site o quanto antes.
- Site invadido: Se algum usuário mal intencionado conseguir acesso ao seu site, ele pode tentar várias medidas para que você perca acesso a sua aplicação, e isso pode acontecer caso ele consiga injetar códigos maliciosos nos arquivos wp-config.php, index.php, .htaccess, etc.
Por isso, se você suspeitar, ou quiser verificar se há possibilidades do seu site ter sido invadido, recomendamos que verifique se há vulnerabilidades no seu site, e caso existam vulnerabilidades, entre em contato imediatamente com a nossa equipe de suporte e também o programador responsável pela sua aplicação.
Essas são algumas possíveis causas para o erro apresentado nesse artigo, se você não conseguiu corrigir o problema com a biblioteca de mídia através desse tutorial, e o seu erro começou após uma migração, ou alguma alteração na estrutura de pastas do seu WordPress, o seu erro pode estar relacionado com as miniaturas das imagens, recomendamos que leia este artigo.
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