Como fazer backup do WordPress com All in One Free

A prática de realização de backups regulares é extremamente recomendada em todo e qualquer tipo de site, e para fazer um backup de todo o WP, o processo consiste basicamente na réplica dos arquivos de instalação do site, assim como do banco de dados, e ferramentas como o All in One facilitam muito esse processo.

Instalando o plugin All in One WP Migration

A instalação do plugin é bastante simples, seguindo o processo padrão de instalação de plugins no WP:

  1. Acesse o seu WP Admin;
  2. Na barra lateral à esquerda, passe pela opção Plugins e clique em Adicionar Plugin;
    Adicionar plugin no wordpress
  3. No campo de busque, digite All in One WP Migration, para localizar o plugin para instalação;
    Instalar All in One WP Migration Backup no WordPress
  4. Clique no botão Instalar para adicionar o plugin e siga clicando em Ativar para concluir.

Fazendo o backup do WordPress

  1. Com o plugin instalado e ativo, atualize a página para vê-lo na barra à esquerda e clique nele para encontrar a opção de exportação, que é a criação de arquivo de backup;
    All in One WP Migration WordPress Admin
  2. Na nova tela, clique sobre o botão Exportar, e uma lista de opções será mostrada. Clique na opção Arquivo para seguir;
    Exportar backup para arquivo all in one
  3. Com isso, o site começará a gerar o backup imediatamente, e o tempo dependerá do peso de seu site e a capacidade de seu plano de hospedagem. Por isso, aguarde até que a mensagem de sucesso surja;
  4. Ao fim do processo, você poderá baixar o arquivo compactado se desejar, e ele ficará armazenado em sua própria hospedagem por padrão.
    Baixar backup all in one

Ao realizar este processo, tenha em mente que ele também consumirá espaço em disco em seu plano de hospedagem, por isso é recomendado conferir o espaço em disco antes da execução e baixar os arquivos para salvar localmente.

Como baixar os backups?

Depois de gerado o backup, e sempre uma boa ideia baixá-lo para salvar em um local seguro, para o caso de uma restauração futura. Esse processo também é bastante simplificado pelo plugin, e em apenas três cliques te permite iniciar o download do arquivo da seguinte forma:

  1. Passe sobre o nome do plugin para exibir a lista de opções e clique em Backups;
  2. Localize aquele que deseja baixar e clique nos três pontinhos logo à direita;
  3. No pequeno menu que se abrirá, clique em Download;
    Download baixar arquivo backup all in one
  4. Assim, você poderá escolher o destino onde será salvo o arquivo em seu PC.

Como importar (restaurar) backups com o All In One?

O recurso de restauração é uma ferramenta extremamente útil, mas que conta com duas diferentes formas para realmente fazer a restauração, a depender se você usa a versão gratuita ou a extensão Unlimited do plugin.

A versão gratuita requer que você envie o arquivo de restauração (.wpress) na tela do plugin, mesmo que seja um arquivo que já esteja em sua hospedagem. Caso você tenha a extensão paga, o processo poderá ser bem mais simples, já que ela permite restaurar backups que estejam na hospedagem. Para a restauração na versão gratuita:

  1. No WP Admin, passe obre o plugin e acesse a opção Import;
    All in One Import
  2. Agora, clique em Import From e escolha a opção File;
  3. Será aberta uma tela para fazer o upload do arquivo .wpress em seu pc, escolha o arquivo que será restaurado;
  4. Será iniciado o upload e, se o envio concluir com sucesso, clique em Proceed na mensagem de confirmação que será mostrada;
    Importação All in One
  5. Após isso, será iniciada, de fato, a restauração do backup começará. Será mostrada uma porcentagem com o progresso da importação, aguarde até o fim;
  6. Com a restauração ocorrendo sem problemas, você verá uma mensagem de sucesso, e poderá ser necesssário relogar em seu WordPress. Não deixe de clicar na opção Save permalinks structure para garantir o funcionamento da sua estrutura de páginas/links internos.
    Importação concluída all in one

Você está precisando de ajuda?

Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?