Arquivo error_log e identificação de erros

Em todo o contexto do mundo da programação, o tratamento de erros é uma das coisas mais importantes, já que em alguma medida todo funcionamento pode ter um comportamento inesperado que poderia gerar erros.

Por isso, os sistemas catalogam essas falhas de forma mais detalhada, permitindo um maior entendimento do que está ocorrendo no sistema ou aplicação, isso ajuda a entender onde estão os problemas e assim seguir com uma resposta mais rápida, em um processo chamado de “Debug”.

Como localizar o arquivo error_log

No caso da hospedagem, não é diferente, e o próprio PHP também registra todos os erros ocorridos no processamento, permitindo identificar eventuais falhas que tenham ocorrido em seu site. Para localizar isso, siga os passos baixo:

  1. Acesse a cPanel ou FTP (para esse exemplo, seguiremos pelo cPanel);
  2. Ao conectar, localize e acesse o Gerenciador de arquivo;
    Gerenciador de arquivo
  3. Navegue por ele até a pasta principal onde está o seu site, normalmente sendo a pasta public_html;
  4. Na pasta aberta, encontre o arquivo error_log e clique sobre ele com o botão direito para abrir a lista de opções;
    Opcoes arquivo error_log
  5. Se o seu arquivo pesar menos que 100MB, você pode clicar em Edit para ver e editar o arquivo no navegador. Caso seu arquivo pese mais que isso, é recomendado que baixe-o pelo botão de Download;
    • – É importante que não abra no navegador arquivos mais pesados que os 100MB pois muitos navegadores podem apresentar lentidões quanto mais pesado for o arquivo. Dessa forma, é mais indicado baixar e abrir através de um editor de texto como Visual Studio Code ou Sublime Text;
  6. Com o arquivo aberto, agora você poderá conferir todas as informações de erros que foram registradas pelo funcionamento do site.

Entendendo os registros

Os arquivos de registro de erros costumam trazer informações mais detalhadas sobre onde um erro acontece, e a gravidade dele, podendo também mostrar o trecho ou percurso do código até que o erro tenha sido gerado.

Por isso, entender um pouco sobre o que essas informações significam pode ajudar muito a corrigir mais rapidamente problemas causados em seu site, e identificar os pontos sensíveis onde falhas estão ocorrendo. Para ajudá-lo a entender um pouco mais, confira o trecho abaixo:

[10-Jul-2024 14:40:48 UTC] PHP Fatal error:  Uncaught Error: Call to undefined function is_user_logged_in() in /home/exemplo/public_html/wp-content/plugins/insert-headers-and-footers/includes/class-wpcode-admin-bar-info.php:41
Stack trace:
#0 /home/exemplo/public_html/wp-content/plugins/insert-headers-and-footers/includes/class-wpcode-admin-bar-info.php(69): WPCode_Admin_Bar_Info->should_track()
#1 /home/exemplo/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): WPCode_Admin_Bar_Info->maybe_init('')
#2 /home/exemplo/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array)
#3 /home/exemplo/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array)
#4 /home/exemplo/public_html/wp-settings.php(550): do_action('plugins_loaded')
#5 /home/exemplo/public_html/wp-config.php(103): require_once('/home/exemplo/...')
#6 /home/exemplo/public_html/wp-load.php(50): require_once('/home/exemplo/...')
#7 /home/exemplo/public_html/wp-blog-header.php(13): require_once('/home/exemplo/...')
#8 /home/exemplo/public_html/index.php(1 in /home/exemplo/public_html/wp-content/plugins/insert-headers-and-footers/includes/class-wpcode-admin-bar-info.php on line 41

Como podemos conferir no código acima, foi registrado um erro do tipo PHP Fatal error, o que significa que essa foi uma falha em que o código não pôde continuar o processamento, abortando assim a execução.

Com essa falha, o PHP não consegue continuar e o próprio site apresentará um erro de funcionamento, o que no caso desse exemplo (que se trata de um site WordPress)mostraria a mensagem de Erro crítico.

Ainda no código acima, é possível observar que o registro nos dá mais pistas de onde está vindo o problema, que nesse caso se origina em um código que está em /public_html/wp-content/plugins/insert-headers-and-footers/. Na prática, isso significa que o plugin Insert Headers and Footers desse exemplo estava corrompido de alguma forma, o que impedia totalmente o funcionamento do site.

Por isso, seria necessário tratar o código desse plugin ou inativá-lo para o site retornar ao funcionamento normal, como mostramos neste outro artigo.

Você está precisando de ajuda?
Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?