Exceeded its allotted quota of disk blocks

Exceeded its allotted quota of disk blocks

Esse erro é apresentando quando uma hospedagem atingiu e/ou ultrapassou o tamanho do disco disponível contratado, ocasionado o erro 500 ao abrir o site em qualquer navegador.

Se eventualmente você não desejar apagar nenhum arquivo da sua hospedagem, o ideal seria aumentar o seu atual plano para um que atenda suas atuais demandas, fazendo com que o problema seja resolvido mais rapidamente.

Esse problema pode ter ocorrido por diversos motivos, por mais que o cPanel seja uma ferramenta simples de utilizar, sua gestão deve ser efetuada com consciência que eventualmente suas ações têm alguma consequência.

  1. A exclusão de um arquivo por exemplo no próprio cPanel, pode mover o arquivo para a lixeira ao invés da exclusão dele total do servidor. Mesmo que o arquivo esteja na lixeira por exemplo, ainda consumirá o mesmo espaço que antes, portanto a ideia no ato de apagar quaisquer que sejam os arquivos, marcar a opção Ignorar a lixeira e excluir permanentemente os arquivos para eventualmente esses arquivos serem definitivamente excluído e o espaço antes utilizado por eles, esteja disponível novamente.
  2. E-mails quando se passa muito tempo de criados, juntam uma quantidade significativa de conteúdos que podem gerar uma dor de cabeça quando seu tamanho é ignorado por algum tempo.
  3. Qualquer sistema, pode ser um simples WordPress instalado com as próprias ferramentas disponíveis em seu cPanel, se ele tiver mal otimizado, algum plugin ou tema estiver apresentando algum problema, um arquivo automático nomeado de error_log será gerado no diretório da instalação. Esse arquivo por muitas vezes ignorado apresenta não só os registros que foram gerados de erros, para facilitar a manutenção e correção, como também não para de crescer enquanto existirem erros na utilização do sistema.
  4. Alguns tipo de sistemas geram registros nos bancos de dados que com o passar do tempo podem obter um tamanho expressivo, ocupando grande parte do disco disponível de sua hospedagem, limpezas de logs com muito tempo seriam ideais para manter uma otimização do seu ambiente e assim evitando desperdiço de espaço.
  5. Plugins de WordPress como LiteSpeed Cache ou plugins de backups geram arquivos que ficam as vezes armazenados por bastante tempo, uma manutenção semanal deve ser efetuada para impedir que esses tipos de plugins por exemplo armazene arquivos por muito mais tempo que necessário. Evitando assim o desperdiço de recurso.

Como resolver?

O primeiro passo é você identificar onde o problema foi gerado inicialmente, dentro do cPanel você têm uma ferramenta para poder detectar os diretórios mais lotados e conseguir identificá-lo rapidamente para atuar.

  1. Acesse o seu cPanel;
  2. Busque pela opção Uso de Disco, disponível na seção Arquivos;
  3. Nesse menu você será capaz de visualizar os diretórios e seus respectivos tamanhos;

Contendo a informação dos tamanhos e dos diretórios respectivos no cPanel, é possível definir onde pode está a raiz do problema em questão e aplicar ações como excluir os arquivos que sejam desnecessários.

Definir um arquivo como útil ou desnecessário deve ser efetuado por você ou seu programador responsável. O nosso time de suporte não pode definir quais arquivos seu projeto precisa.

Você está precisando de ajuda?

Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.


Conseguimos te ajudar?
Loading spinner
Encontrou sua resposta?