Um problema não muito incomum de se experienciar é enviar um e-mail que acaba chegando como SPAM na caixa de entrada do destinatário, ou, ainda pior, o e-mail sequer chegar.
Isso normalmente ocorre quando o seu domínio não está corretamente autenticado para fazer envios através do seu servidor, o que é determinado por entradas de validação, criadas em seu DNS.
Para te ajudar com esse problema, vamos te ajudar a entender de que forma você pode criar essas entradas e quais são elas. Antes de começar, garanta que você tenha acesso ao seu painel de controle DNS.
Atente-se a este detalhe, para que o ajuste seja feito no painel onde seu NS aponta. Do contrário, seus ajustes não terão efeito. Para saber para onde seu domínio aponta o NS, confira este link.
O que são as entradas de validação?
Essas entradas são, em resumo, registros DNS que servem para dizer aos servidores de e-mail dos seus destinatários que você tem um domínio válido e com permissão para enviar mensagens através do seu servidor/provedor.
Isso é importante pois ajuda a reduzir os problemas de SPAM, já que você garante a identidade do seu domínio dentro daquele servidor usando registros que não seria qualquer pessoa que pode criar.
Assim, você garante que só o seu provedor que está definido nos seus registros DNS pode enviar mensagens e, qualquer outro diferente deste configurado é quem deve ser tratado como SPAM, o que garante que usuários mal intencionados não consigam se passar pelo seu domínio para enviar conteúdo fraudulento. Essas entradas são:
SPF
O registro SPF serve para limitar quais servidores de e-mail são capazes de usar o seu domínio para enviar mensagens. Assim, você pode assegurar que apenas o seu provedor será usado para isso, impedindo que tentem se passar pelo seu domínio.
DKIM
A DKIM visa garantir o conteúdo da sua mensagem, criando chaves criptografadas que são criadas ao enviar e ao receber a mensagem, que comparam o conteúdo dessa mensagem para confirmar de que ela não foi alterada durante o processo, até o recebimento no lado do destinatário.
DMARC
A DMARC é um pouco diferente e um tanto menos relevante, mas não dispensável, servindo para orientar o servidor destinatário a como tratar mensagens que não estiverem devidamente autenticadas, isto é, que falhem nas configurações acima (podendo orientar a movê-las para SPAM ou mesmo rejeitar completamente).
Falando em rejeitar completamente, o Gmail tem adotado uma política de rejeitar mensagens de remetentes que não estejam com a entrada DMARC configurada.
Como configurar a autenticação do e-mail para evitar SPAM?
1- No cPanel, você tem um disponível um ótimo guia para ajudar na configuração de autenticações, que é a função “Entregabilidade de e-mail”.
2- Uma vez dentro dela, clique em “Gerenciar”, ao lado do domínio que deseja ajustar.
3- No novo painel que se abrirá, o cPanel irá te informar quais entradas de validação ainda estão pendentes no seu domínio, precisando ser criadas. E, para te facilitar, ele te permite inserir cada uma dessas entradas com um único clique através do botão que está disponível em cada uma das seções, cada seção indicando um tipo de entrada a se configurar.
O exemplo acima mostra a configuração feita direto dentro do cPanel. Contudo, você pode também copiar as entradas DNS que o painel de entregabilidade te oferece e copiar para usar no seu gerenciador de DNS, como CloudFlare, RegistroBR ou outros, o que funcionará da mesma forma.
Aplicando as entradas TXT em seu painel de gerenciamento DNS, seu envio de e-mails deve se tornar muito melhor e mais seguro, além, claro, de não te levar mais às caixas de SPAM.
Configurando a DMARC
Infelizmente, essa ferramenta de entregabilidade não gera parâmetros de DMARC, que como dissemos acima agora são necessários para enviar de forma adequada para destinatários no Gmail. Portanto, você pode adicionar uma entrada como essa abaixo, para melhorar os seus envios:
Nome | Tipo | Valor |
_DMARC | TXT | _v=DMARC1; p=reject; |
Nesse caso, a entrada está dizendo que qualquer e-mail que não estiver autenticado corretamente deverá ser rejeitado pelo destinatário, o que é essencial para evitar que seja possível algum terceiro enviar e-mails como se fosse pelo seu domínio.
Você está precisando de ajuda?
Saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.