Se você possui uma revenda e um ou mais clientes estão relatando o erro 509 Bandwidth Limit Exceeded, esse erro acontece por conta do limite de banda configurado para a hospedagem ter sido excedido, e por isso, é necessário avaliar urgentemente o uso de recursos da hospedagem do site em questão, e em alguns casos, até mesmo o uso de recursos da sua revenda.
Mas não se preocupe, neste artigo vamos te mostrar como identificar o(s) site(s) com o limite de banda excedido, e possíveis soluções para esse erro. Vem com a gente!
Como identificar o(s) site(s) com o erro
Primeiro, vamos te ajudar a identificar qual ou quais hospedagens estão excedendo o limite de banda configurado no pacote da revenda:
- Acesse o painel de controle da sua revenda (WHM)
- Dentro do painel, procure pela opção Informações da Conta e clique em Exibir Uso de Largura de Banda, essa opção pode ser localizada tanto no menu à esquerda, como também rolando a página principal para baixo
- Nessa tela que se abrirá, você verá todas as hospedagens que há dentro da sua revenda, e o uso/limite da largura de banda configurada.
Neste exemplo, o “usuario1” está consumindo o máximo de largura de banda, dessa forma, excedendo o limite configurado, causando o erro 509, enquanto o “usuario2” está dentro do limite, nesse caso, não apresentará o erro.
Pronto, feito isso, agora você já consegue visualizar quais sites estão excedendo o limite da largura de banda, e por conta disso, enfrentando o erro 509 Bandwidth Limit Exceeded.
Como corrigir esse erro
Para corrigir esse erro, você pode optar por aumentar a largura de banda para a conta que estiver excedendo o limite configurado, ou editar o limite da Largura de Banda de todo o pacote, o que alteraria o limite para todas as contas que estão utilizando aquele pacote.
Importante: O Limite de Largura de Banda funciona mensalmente, isso quer dizer que, todo mês esse consumo é zerado, sendo assim, pode ser que em certo mês o consumo de um usuário possa ser mais alto, mas em outro momento estar normal.
Vamos começar aumentando o limite da Largura de Banda de apenas uma conta:
- Dentro do painel de controle da sua revenda (WHM)
- Procure pela seção Funções da Conta e clique em Uso de Largura de Banda Limite, essa opção pode ser localizada tanto no menu à esquerda, como também rolando a página principal para baixo
- Feito isso, selecione o usuário da hospedagem que você deseja ajustar, e então clique em Limite
- Por fim, ajuste o Limite de Largura de Banda para um número maior (Não coloque números muito maiores para não comprometer os recursos totais da sua revenda)
Por padrão, a largura de banda é configurada com 1TB (1048576 MB), se a largura de banda estiver inferior a isso, recomendamos colocar um valor semelhante a esse.
Caso o valor já esteja 1TB, e mesmo assim o limite tiver sido atingido, você pode aumentar para 2048576 MB (cerca de 2TB) - Pronto, ao alterar o limite, basta clicar em Troca e a hospedagem terá um limite de largura de banda maior.
Se você desejar alterar o Limite da Largura de Banda para todo um pacote, o que significa que todos os sites que estiverem configurados com aquele pacote serão afetados, te mostramos como agora:
- Ainda no painel de controle da sua revenda (WHM)
- Procure pela seção Pacotes e clique em Editar um pacote, essa opção pode ser localizada tanto no menu à esquerda, como também rolando a página principal para baixo
- Agora selecione o pacote que você deseja alterar o Limite de Largura de Banda e clique em Editar
- Altere o valor do Limite de Largura de Banda para o que você desejar, lembrando que o padrão é 1TB (1048576 MB), você pode considerar o valor 2048576 MB (cerca de 2TB)
- Agora basta rolar a tela para baixo e clicar em Salvar Alterações.
Pronto, ao fazer isso, agora todo o pacote está configurado com um limite de largura de banda maior, o que significa que todas as contas que estiverem configuradas com esse pacote terão esse novo valor como limite.
É importante ressaltar que limites muito altos para todas as contas dentro da sua revenda pode ser um problema, por isso, recomendamos que apenas altere as configurações de todo um pacote caso o consumo total da sua hospedagem não esteja elevado, e se tiver certeza que pode realizar essa alteração.
Se você quiser saber como criar um pacote, é só clicar aqui. Neste artigo explicamos tanto como criar um pacote, como também cada opção da tela de criação.
Você está precisando de ajuda?
Você está precisando de ajuda? Não se preocupe, saiba que sempre será um prazer te ajudar! Nossa equipe de suporte está disponível à você! Por isso, caso precise de auxilio, saiba que pode contar conosco! Envie-nos um ticket para que nosso time de especialista consiga lhe auxiliar da melhor maneira possível. Você precisa de ajuda de como abrir um ticket? Leia esse artigo.